23.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Comcap anuncia a compra de novos caminhões para coleta de lixo em Florianópolis

spot_img

Comcap anuncia a compra de novos caminhões para coleta de lixo em Florianópolis

spot_imgspot_img

Funcionários da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) tem enfrentado problemas para realizar a coleta de lixo em Florianópolis. Dos 46 caminhões da empresa, 27 estão quebrados, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sintrasem). O presidente da Comcap, Acácio Garibaldi,  informou que a partir desta quinta-feira, 7, começam a ser abertos os pregões para compra de caminhões coletores de resíduos sólidos em Florianópolis.

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sintrasem) mobilizou a categoria para reivindicar atualização na frota da empresa. “Já faz mais de 10 anos que não recebemos um caminhão novo na Comcap, e isso para uma empresa que faz coleta de lixo é muito tempo”, afirma João Tomaz, membro da diretoria do Sintrasem.

A diretoria da empresa alega que os caminhões da coleta executam transporte pesado e em áreas de difícil acesso, ocasionalmente somados a problemas de excesso de peso e de velocidade.

Estado de greve

Na última quinta-feira, 24, os trabalhadores se reuniram em Assembleia para discutir sobre a falta de condições de trabalho e equipamentos, em especial, para cobrar da Empresa e do Prefeito Cesar Sousa Jr. o compromisso firmado para compra de 10 caminhões para coleta ainda este ano.

A categoria se mostrou contrária ao anúncio da empresa de alugar caminhões para suprir a falta de frota. De acordo com nota oficial do sindicato, “alugar caminhões é uma maneira de abrir as portas para a terceirização dos serviços, indo na contramão da luta por manter a Comcap 100% pública”.

Novos veículos

Em licitação (caminhões para a coleta de resíduos sólidos)

Pregão com abertura em 7 de agosto:

– 2 equipamentos compactadores de 19 metros cúbicos que serão acoplados em chassis já existentes
Pregão com abertura em 12 de agosto:
– 1 caminhão compactador de 10 metros cúbicos
– 7 caminhões compactadores de 15 metros cúbicos
– 2 caminhões baús de 30 metros cúbicos
Outros veículos

A Comcap acaba de comprar retroescavadeira e está adquirindo dois equipamentos roll-on-roll-off para chassis já existentes que serão usados na coleta de resíduos volumosos.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img