20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Começa a colocação da estrutura que permitirá reforma na ponte Hercílio Luz

spot_img

Começa a colocação da estrutura que permitirá reforma na ponte Hercílio Luz

spot_imgspot_img

O tempo bom desta segunda-feira, 27, em Florianópolis, permitiu que a empresa responsável pela construção da chamada ponte segura – estrutura que vai garantir a sustentação da ponte Hercílio Luz durante a restauração completa do monumento – avançasse em uma etapa importante do trabalho. O governador Raimundo Colombo acompanhou, de barco, a colocação do primeiro estrado em uma das torres de apoio que está sob o vão da ponte.

Essa ação visa reforçar a segurança para a próxima fase da obra. O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, explicou que de um pilar a outro o vão da ponte tem 340 metros e que a função das estruturas que estão sendo colocadas nesta etapa é dividir este espaço ajudando a equilibrar o peso da Hercílio Luz.

Os estrados são as peças de aço que estão sendo colocadas acima das plataformas de sustentação entre um pilar e outro. Em cada uma das torres serão fixados quatro estrados com 12 toneladas cada um. A construtora Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte, responsável pela execução da ponte segura, já tem no canteiro de obras, material suficiente para completar duas das quatro torres.

De acordo com os técnicos, o avanço do trabalho depende, essencialmente, das condições do clima e do mar. Os guindastes utilizados para a colocação das peças estão sobre balsas e qualquer instabilidade, provocada pela maré, interfere no cronograma do processo.

Histórico da Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge.

A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img