17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Começa a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica

spot_img

Começa a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica

spot_imgspot_img

A Secretaria de Estado da Educação (SED) informa que a partir desta sexta-feira, 1º, começa a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2012. As escolas de educação básica de Santa Catarina e do Brasil têm até o dia 15 de março para informar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a situação de cada um de seus alunos.

Os responsáveis pela coleta de dados deverão entrar no Sistema Educacenso (http://www.eucacenso.inep.gov.br), no módulo Situação do Aluno, e lançar as informações sobre o movimento e o rendimento de cada um deles. Essas informações são complementares ao Censo Escolar da Educação Básica e devem ser prestadas, anualmente, pelas escolas públicas e privadas para caracterizar a situação do aluno ao final de cada ano letivo.

Os dados de aprovação e reprovação fazem parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é divulgado a cada dois anos e expressa, em valores, os resultados mais importantes na educação, que são a aprendizagem e o fluxo escolar.

As escolas que não informam ao Inep a situação de seus alunos ficam fora dos indicadores educacionais e, consequentemente, sem Ideb, que é também um indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Os dados serão divulgados no site do Inep (http://www.inep.gov.br) no dia 25 de março. A partir desse dia até 10 de abril o sistema Educacenso será, novamente, disponibilizado para que as escolas façam as devidas retificações. Os resultados definitivos serão conhecidos no dia 22 de abril.

As dúvidas quanto ao preenchimento do módulo Situação do Aluno poderão ser esclarecidas na SED por meio da equipe do Censo Escolar no telefone (48) 3221-6307 ou pelo e-mail situacaoalunosc@sed.sc.gov.br.

Cronograma

1º de fevereiro a 15 de março: coleta de dados.
18 a 22 de março: verificações internas no Inep
25 de março: divulgação dos dados preliminares do módulo Situação do Aluno e início do período de retificação dos dados.
25 de março a 10 de abril: período de retificação dos dados.
22 de abril: divulgação final dos dados.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img