25 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Começa Censo Escolar 2009

spot_img

Começa Censo Escolar 2009

spot_imgspot_img

A Secretaria de Educação da Capital, através da Gerência de Informações Educacionais, já iniciou a capacitação para o Censo Escolar 2009 das unidades educacionais da rede municipal e entidades conveniadas. Todos os dados preenchidos devem ter como data referência o dia 27 de maio.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos.

O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, professores, alunos, movimento e rendimento escolar. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. Servem ainda para transferência de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica e repasses para as ações Dinheiro Direto na Escola, Fundo de Manutenção, Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Mais Educação.

O preenchimento correto dos dados é fundamental para o cálculo das estatísticas básicas de educação, para o acompanhamento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Prova

Em novembro de 2009 acontecerá a Prova Brasil. O objetivo é avaliar os estudantes da Rede Pública Urbana de Ensino de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. A indicação é para que as escolas declarem no Sistema Educacenso, até 30 de junho, primeiramente esses alunos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais