23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Comércio de SC vende mais em fevereiro e mantém otimismo para 2010

spot_img

Comércio de SC vende mais em fevereiro e mantém otimismo para 2010

spot_imgspot_img

Incremento de 4% em relação a janeiro foi impulsionado pelo maior índice de emprego no estado

O crescimento do emprego em Santa Catarina no mês de janeiro, com a criação de 19.290 vagas segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), impulsionou em 4% as vendas do comércio em fevereiro, comparado ao resultado do primeiro mês do ano. O aumento no volume de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito catarinense (SPC/SC) reforçou o entusiasmo dos lojistas para 2010. Em relação a fevereiro de 2009, o incremento foi de 0,13%. “O poder de compra do consumidor reflete diretamente no varejo. O emprego gera renda que, por consequência, estimula o consumo. É uma cadeia onde todos se beneficiam”, destaca Ivan Tauffer, presidente do conselho do SPC/SC.

A confiança na economia aliada a uma maior oferta de crédito no mercado também incentivaram os negócios em fevereiro. “Não se fala mais em crise e o momento é de otimismo. Este ano promete alcançar os mesmos patamares de 2008, que foi bastante positivo”, diz Tauffer, que frisa a importância da expansão do crédito como estímulo ao consumo.

A recuperação das dívidas no comércio catarinense também foi positiva em fevereiro, de acordo com os dados do SPC/SC. De um valor total de R$ 45,4 milhões em débitos acumulados, os comerciantes conseguiram reaver aproximadamente R$ 39,8 milhões no mês passado. Já a circulação de cheques sem fundo aumentou 2,35% em relação a janeiro. Ivan Tauffer acredita que a maior incidência neste período deveu-se ao volume de compras no Natal.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img