20.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Comissão especial propõe medidas para incentivar o uso de ônibus urbano na Capital

spot_img

Comissão especial propõe medidas para incentivar o uso de ônibus urbano na Capital

spot_imgspot_img

Tornar se locomover de ônibus na Capital cada vez mais confiável e rápido é o grande desafio da comissão especial consultiva permanente para o planejamento e sugestões para o transporte público da Capital. Na primeira reunião dos membros do órgão a Secretaria dos Transportes e Terminais (SMTT) e o IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) apresentaram algumas propostas para melhorar o sistema e incentivar o uso de ônibus e não de carros para se locomover na cidade.

A SMTT apresentou 20 pontos que sugerem desde a modernização da sinalização, ampliação da oferta de ônibus, até a integração com o transporte marítimo a ser implantado. Na primeira reunião da comissão também foi aprovado o regimento interno e seus membros têm até a primeira quinzena de dezembro para apresentar ao prefeito mecanismos para melhorar o trânsito e o transporte urbano na cidade.

Entre as propostas da Secretaria dos Transportes estão a implantação de sinalização vertical, horizontal e inteligente que priorize o transporte coletivo e a recuperação das vias com grande fluxo de ônibus. Para facilitar as viagens locais e mais curtas deve ser ampliada a oferta das linhas interbairros e implantados itinerários nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, que passa por obras de urbanização dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outras medidas sugeridas foram algumas alterações pontuais no trânsito em determinados horários para agilizar o tráfego dos ônibus e a ampliação do acesso das pessoas com necessidades especiais ao sistema.

As sugestões visam tornar o transporte urbano da Capital mais atrativo para usuário, dando maior confiabilidade e incentivando o cidadão a andar de ônibus. Com mais pessoas optando pelo transporte coletivo a Secretaria espera a redução do número de carros que circulam pela cidade, em especial no Centro, agilizando e diminuindo o tempo das viagens dos ônibus.

As propostas, juntamente com outras apresentadas pelo IPUF, serão debatidas pelos membros da comissão, que devem também apresentar as sugestões das entidades que representam. Os trabalhos têm ainda a participação de outras secretarias da Prefeitura e do DETER, além dos representantes do SINTRATURB, SETUF, ACIF, CDL/Florianópolis, UFSC, AEMFLO, UFECO e ACE.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img