24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Como se preparar para a aposentadoria?

spot_img

Como se preparar para a aposentadoria?

spot_imgspot_img

Especialistas dão dicas que vão te ajudar a organizar o orçamento desde agora

De modo geral, é notório que as pessoas não têm o costume de se programar para o futuro. Mas, para poder aproveitar a terceira idade com  tranquilidade e estabilidade financeira, é fundamental começar a pensar agora na sua aposentadoria. 

Só não esqueça que se preparar para esse momento não consiste apenas em pagar a previdência todo mês e deixar isso para lá. Principalmente porque sabemos que o valor dos salários pagos pela Previdência Social, muitas vezes, é menor do que o valor recebido durante a carreira. Por isso, para manter o padrão de vida de maneira confortável, desenvolva um plano que seja adequado para as suas necessidades e para a sua família. 

Para te ajudar nesse processo, os especialistas da Fundação CELOS, Gilmar Barbosa, Mirian Corrêa da Silva e Bibiana da Rosa Araneda, irão comandar uma webinar sobre aposentadoria, PDI e Planos de Saúde, no dia 18 de março. A transmissão será via Canal da entidade no Youtube, a partir das 9h. 

Mas antes disso, você já pode conferir algumas dicas do trio:

Comece o quanto antes

Quanto mais cedo iniciar a acumulação para aposentadoria, menor será o esforço no longo prazo, e mais a rentabilidade trabalhará a seu favor. Analise suas despesas fixas e variáveis e faça um comparativo com sua expectativa de rendimentos como aposentados. 

Os rendimentos que devem ser levados em conta são: benefício do INSS, benefício da Previdência complementar e outras rendas, caso possua. Se esse valor for inferior às suas despesas, comece desde agora a fazer um reforço na sua previdência complementar.

Equilíbrio financeiro 

É importante que ao se aposentar a pessoa esteja preparada e equilibrada para administrar suas despesas. Alguns gastos podem surgir inesperadamente, principalmente quando se trata de saúde. Esteja preparado para guardar uma reserva financeira para atender essas eventualidades.

Planeje-se

Qual renda você quer ter no futuro? Estipular uma meta, manter contribuições compatíveis com a renda projetada, acompanhar a evolução das suas reservas e, se necessário fazer aportes de contribuições voluntárias, farão você alcançar a estabilidade financeira que almeja.

Poupar e investir é uma necessidade

Não dependa exclusivamente do valor pago pelo benefício da previdência social (INSS), pois ele pode ser insuficiente. Poupe um percentual do salário para realizar investimentos de longo prazo. A previdência complementar é perfeita opção para o perfil conservador e é classificada como de baixo risco. 

Aproveite os incentivos fiscais

Na fase de acumulação não há incidência tributária. Além disso, quem declara o Imposto de Renda pelo modelo completo, pode deduzir até 12% da sua renda bruta anual da base de cálculo, com os valores que contribuiu ao plano. Assim é possível economizar no IR e investir para o futuro.

Foto: Tima Miroshnichenko no Pexels

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img