21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Como Vender Fotografia de Stock em Sites de Bancos de Imagens

spot_img

Como Vender Fotografia de Stock em Sites de Bancos de Imagens

spot_imgspot_img

Você está buscando por plataformas de stock de imagem para vender suas fotografias? Este artigo irá tratar de como você pode começar a trabalhar com bancos de imagens e as principais plataformas para lucrar.

5 Sites Populares Para Vender Sua Fotografia de Stock

As imagens de stock são imagens criadas por fotógrafos e artistas digitais, que são publicadas em sites de banco de imagens dedicados ao uso licenciado. Os artistas mantêm seus direitos autorais, porém os usuários podem baixar as imagens, modificá-las e utilizá-las para fins pessoais e comerciais. Esses recursos visuais são aprovados, publicados e gerenciados por bancos de imagens e fotos.

Vale a pena se esforçar para enviar suas fotos para sites de banco de imagem? A resposta é sim, pois pode ajudar fotógrafos iniciantes e profissionais a apresentar seus trabalhos e alcançar novos clientes. Leia para saber mais detalhes sobre como os banco de imagens podem ajudar a impulsionar sua carreira.

Quais as vantagens de vender fotografia de stock e carregar imagens gratuitas em sites? 

Você pode ganhar dinheiro extra

Existem bancos de imagens gratuitos e pagos para que os usuários baixem, dependendo do site. Entretanto, ao enviar seus recursos visuais para um banco de imagens pago, você irá ganhar dinheiro a cada vez que um usuário comprar seu arquivo. O pagamento pode ser um valor fixo ou uma porcentagem, de acordo com o contrato de royalties. Pagamentos de royalties podem ser uma fonte de renda passiva interessante; contudo, não é suficiente para ganhar a vida, exceto se você for um fotógrafo experiente.

Lugar gratuito para autopromoção

Disponibilizar imagens e fotografias de bancos de imagens gratuitas pode ajudá-lo a promover seu nome, seu trabalho e a alcançar novos clientes. Os bancos de imagens fornecem o nome do autor e o domínio da obra, assim os clientes ou admiradores em potencial podem encontrá-los nas redes sociais e acompanhá-los. Inclusive, alguns sites de bancos de imagens permitem que os usuários contatem diretamente os criadores para futuras colaborações.

Por esse motivo, não é necessário criar um site e trabalhar duro para promover seus recursos visuais: os bancos de imagens podem fornecer tudo, desde uma plataforma até um público massivo e fiel. Assim, você economizará mais tempo e poderá se concentrar mais no processo de criação.

O que você precisa para trabalhar com fotografia de stock?

N°1 Busque consistência visual

Pode ser um determinado nicho, um estilo pessoal ou a forma como você edita suas fotos. Essa consistência pode gerar um fluxo de clientes em busca do seu nicho ou estilo e ampliar o reconhecimento da sua marca.

N°2 Mantenha a alta qualidade

Até mesmo para um iniciante, alta resolução e qualidade de imagem são indispensáveis. As fotos mais vendidas precisam ter a aparência apropriada e ser escaláveis ou grandes o suficiente para serem utilizadas para diferentes propósitos, em conteúdo on-line e até mesmo para impressão.

N°3 Trabalhe na edição de imagens

Uma edição bem feita não apenas torna suas fotos mais atraentes; como também pode eliminar imperfeições que podem afetar a impressão geral do seu trabalho. Por exemplo, objetos de fundo, ruído, desfoque, cores opacas, olhos vermelhos e inúmeros outros aspectos podem acabar estragando sua fotografia de stock. 

N°4 Escolha o melhor site para você

Por fim, escolher a plataforma certa garante que você consiga trabalhar confortavelmente, sabendo exatamente como suas fotos serão ou não utilizadas de acordo com a licença. Você também saberá como e quanto será pago por eles.

Os 5 melhores bancos de imagens gratuitos e pagos para trabalhar

  1. Depositphotos

O Depositphotos é um dos maiores sites de banco de imagem com conteúdos gratuitos e pagos sem royalties. A plataforma fornece recursos visuais para algumas das maiores marcas internacionais, como Subaru, Warner Brothers, Tripadvisor e muitas outras. Dependendo do seu nível de colaborador, os ganhos podem começar de USD 0,25 por foto.

Para se tornar um colaborador, você precisa se registrar, encaminhar algumas de suas melhores fotos para uma breve análise, esperar pela aprovação e começar a enviar seus trabalhos para venda. Existem 5 níveis de colaborador que dependem do número de fotos que você vende. Quanto mais vendas você realizar, maior será seu nível e consequentemente, você terá mais lucros.

O Depositphotos oferece dois tipos de licenças: a Padrão e a Estendida. A Padrão permite que você utilize fotos para uso digital e impresso, mas não permite que você venda produtos usando o visual, além do número de impressões ser limitado a 500 mil cópias. Já a licença Estendida não possui limitações ou restrições. Você pode conferir tudo isso e muito mais no site https://br.depositphotos.com/stock-photography.html.

  1. Photocase

O Photocase incentiva os criadores a trabalhar com o seu próprio estilo e a enviar as fotos que consideram mais envolventes. Porém, a equipe de edição do site deixa claro que apenas 10% das fotos enviadas são aceitas, mesmo que os arquivos estejam dentro dos requisitos.

Para cada envio para a plataforma, você receberá 1 ponto e para cada venda que você realizar, 2 pontos. Esses pontos impacta o seu nível de colaborador, que consequentemente afeta a porcentagem de royalties que você irá receber. Para o nível inicial (Leek) 20%, para o nível superior (Carrot) 50%. Você também poderá participar de uma comunidade que poderá te ajudar a crescer profissionalmente.

No Photocase, os usuários precisam comprar créditos para baixar imagens sem royalties. A licença Basic permite usar imagens ilimitadamente para diferentes projetos enquanto fornece os créditos para o fotógrafo. Caso os usuários optem por não atribuir o criador, terão que pagar 30 créditos. E se eles quiserem usar fotos em mercadorias e modelos, 100 créditos.

  1. Dreamstime

O processo de integração na Dreamstime é muito simples: basta se registrar e enviar as suas fotos. A equipe do site reserva-se o direito de aceitar apenas imagens de alta qualidade que atendam aos requisitos estéticos, comerciais e técnicos.

Os criadores recebem de 25% a 50% da participação nos lucros para cada imagem vendida. A participação é calculada em cima do valor líquido de uma transação específica. Assim que você bater USD 100 de saldo, basta inserir seus dados de pagamento e poderá retirar o dinheiro.

A Dreamstime oferece várias licenças: Royalty-free, Extended e Editorial. Com o royalty-free, o usuário paga pelas imagens de stock uma vez e pode usá-las quantas vezes quiser, mas não pode utilizá-las para venda de mercadorias. Mas, se você deseja usar a imagem em mercadorias, esta opção está disponível sob a licença Extended, em diferentes formatos: para web, impressão e outros tipos de uso. As imagens adquiridas sob a licença Editorial podem ser usadas para ilustrações em revistas, jornais e outros contextos editoriais.

  1. Alamy

Alamy é outra opção de banco de imagem para estudantes. O site oferece um acordo especial 100% Student que permite que jovens talentos recebam 100% de seu lucro sob as vendas por até dois anos, mesmo que tenham se formado nesse meio tempo. E aos demais criadores, a Alamy paga até 50% de cada venda realizada no site.

A plataforma disponibiliza diferentes tipos de licenças, dependendo da finalidade que o cliente irá utilizar as imagens, seja para fins pessoais ou comerciais. Existe também uma licença sem royalties que permite a utilização das imagens em diversos projetos. O preço varia de acordo com o tamanho e tipo de imagem. Os usuários também podem conferir uma licença personalizada para atender às suas necessidades específicas.

  1. Unsplash

Diferente dos bancos de imagens anteriores, o Unsplash não paga royalties aos colaboradores. Mas, ainda sim é uma boa opção para promover o seu trabalho.

Por ser um banco de imagem gratuito, o Unsplash é utilizado por muitos usuários no mundo todo e eles podem ver os nomes dos colaboradores e entrar em contato com eles para trabalhos futuros. Por isso, se você é um criador iniciante que precisa definir um público, essa pode ser uma ótima opção.

A licença Unsplash permite que os usuários utilizem fotografias de stock tanto para fins pessoais, como comerciais. Porém, se um cliente quiser vender uma foto, será preciso modificá-la significativamente, por exemplo, torná-la parte de uma colagem. Para começar a trabalhar com o Unsplash, basta fazer seu cadastro e enviar fotos que atendam aos requisitos da plataforma.

Resumindo

Vender fotografia de stock em sites de banco de imagens pode ajudar os fotógrafos a ganhar dinheiro, reconhecimento e novos clientes. Essa é uma ótima opção para quem está iniciando a carreira. Se você já é um profissional, pode ser sua chance de alcançar novos públicos. Porém, é sempre bom ter certeza de que o banco de imagem que você está querendo trabalhar é confiável, para garantir que você receba o pagamento em dia e alcance os resultados esperados.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img