21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Comunidade universitária escolhe Ubaldo César Balthazar para reitor da UFSC

spot_img

Comunidade universitária escolhe Ubaldo César Balthazar para reitor da UFSC

spot_imgspot_img

Após 82 dias de campanha, a comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conclui seu processo de consulta para novo reitor. Ubaldo César Balthazar foi o candidato mais votado no segundo turno. Com 54,67% dos votos, Ubaldo ficou à frente de Irineu Manoel de Souza , que obteve 42,65% dos votos. Foram ainda computados 0,88% de votos brancos e 1,79% de votos nulos.

O resultado final foi anunciado pela Comissão Eleitoral da UFSC (Comeleufsc) às 22h35 desta quarta-feira, 11.

Ubaldo Cesar Balthazar é professor titular da UFSC. Ingressou como docente em 1º de março de 1978. Doutor em Direito pela Universidade Livre de Bruxelas, Mestre e Graduado em Direito pela UFSC. Atua no ensino, pesquisa e extensão em direito tributário, tributos, Sistema Tributário Nacional, direito público e princípios constitucionais tributários. Coordenou os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Direito, foi Chefe do Departamento, Vice-Diretor e Diretor do CCJ e Presidente do Conselho Curador da Fundação José Arthur Boiteux. Escritor, tem vários livros e artigos publicados. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB e do Instituto dos Advogados de SC. Reitor pró-tempore da UFSC. Natural de Siderópolis, tem 65 anos, é casado e tem três filhas.

Ainda não há previsão de posse do novo reitor. Após a conclusão do processo de consulta à comunidade universitária, o Conselho Universitário (CUn) indica uma lista tríplice com três candidatos hierarquicamente elencados para escolha da Presidência de República, que é responsável por nomear os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

No primeiro debate entre os candidatos, eles manifestaram que não aceitariam ser indicados pela Presidência da República se não fossem os mais votados na consulta à comunidade universitária.

Com informações de Daniela Caniçali e Gabriel Martins, da Agecom (UFSC)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img