17.8 C
fpolis
quinta-feira, agosto 11, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Concerto internacional  de viola e violino dia 4 no CIC

spot_imgspot_img

Concerto internacional  de viola e violino dia 4 no CIC

spot_imgspot_img

O início da temporada internacional deste ano do Teatro Ademir Rosa, no CIC, em Florianópolis, está marcado para o próximo dia 4, durante concerto promovido pela Orquestra de Cordas da Ilha com solistas e regente internacionais.

Depois de anos sem poder se apresentar juntos devido as restrições impostas pela pandemia, o violinista brasileiro Oliver Yatsugafu e seus professores Levon Ambartsumian, natural da Armênia,  e Shakhida Azimkhodjaeva, do Uzbequistão,  ambos residentes nos EUA, se reencontram no palco do Teatro Ademir Rosa, no CIC. O casal Ambartsumian e Shakhida tem cidadania americana e lecionam na Universidade da Georgia. O trio vai se apresentar com a Orquestra Cordas da Ilha em um programa especial que inclui a Sinfonia Concertante de Mozart, tendo como solistas Azimkhodjaeva ao violino e Yatsugafu à viola, sob regência do maestro Ambartsumian.

Esta é a primeira vez que Azimkhodjaeva vem à ilha.  Ambartsumian já esteve em Florianópolis outras vezes para concertos e ministrar masterclasses, e sua última visita à cidade foi em 2017. Yatsugafu viveu em Florianópolis por muitos anos e atualmente leciona na Universidade Federal de Mato Grosso – e é sempre lembrado com carinho pelos seus fãs “ilhéus”.

Levon Ambartsumian

Em sua juventude estudou no Central Music School e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, tendo aulas com Mikhail Garlitsky, Felix Andrievski, Yuri Yankelevich, Leonid Kogan e Igor Bezrodny. Foi vencedor de várias competições internacionais, como o Concurso Internacional de Violino de Zagreb (1977), o Concurso Internacional de Montreal (1979) e o Concurso Internacional de Violino da USSR (1981) em Latvia. O violinista também recebeu as honrarias de Artista Honorário da Armênia em 1988 e Artista Honorário da Rússia em 1997. Desde 1977, se apresenta regularmente em diversos países como Brasil, França, Alemanha, Espanha, Grécia, e Coreia do Sul, EUA, Canadá e Itália – realizando várias estreias mundiais de obras de compositores russos, armenos e americanos contemporâneos. Colaborou com regentes e compositores como Valery Gergiev, Vladimir Fedoseev. Maxim Shostakovich, Aram Khachaturian, Alfred Schnittke e muitos outros.  Além disso, gravou diversos cds, incluindo obras de Wieniawski, Sarasate, Brahms, Mendelssohn, Tchaikovsky, Vivaldi, Stravinsky, Bartók,  Shostakovich, Schnittke, Bronner, Arutiunian e outros compositores contemporâneos.

Shakhida Azimkhodjaeva

Nascida em Tashkent, Uzbequistão, começou os estudos de violino na Escola Especial de Música do Conservatório Estadual de Tashkent. Aos onze anos de idade, ela fez sua estreia com a Orquestra Sinfônica do Uzbequistão e ganhou o Concurso Nacional de Violino do Uzbequistão. Azimkhodjaeva se formou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com a professora Irina Medvedeva. Durante seus estudos, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica do Conservatório Tchaikovsky de Moscou sob a direção de maestros como Zubin Metha, Pierre Boulez, Dmitry Kitaenko, Valery Gergiev, Fuat Mansurov, dentre outros. Como solista e musicista de câmara, ela se apresentou em todas as principais cidades da antiga União Soviética nas salas de maior prestígio, incluindo as salas de concerto do Conservatório Tchaikovsky de Moscou e da Filarmônica de São Petersburgo. Azimkhodjaeva foi uma das fundadoras da Orquestra de Câmara de Moscou “ARCO”. Desde então, tem sido spalla, solista e regente assistente da orquestra e se apresentou extensivamente como solista e spalla na Alemanha, França, Espanha, Itália, Romênia, Letônia, Rússia, Coréia do Sul, EUA e Canadá. Gravou inúmeros CDs de música de Vivaldi, Mendelssohn, Tchaikovsky, Ysaye, Rosza, Piazzolla e Shostakovich e outros compositores contemporâneos. Apresentações recentes incluem sete apresentações no Weill Recital Hall do Carnegie Hall e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Desde 1995, Azimkhodjaeva faz parte do corpo docente como professora de violino da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

Oliver Yatsugafu

Professor de violino da Universidade Federal de Mato Grosso, obteve o diploma de Bacharel pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e os títulos de Mestre em Música e Doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia (EUA). Seus principais professores de instrumento foram Paulo Bosísio (Brasil) e Levon Ambartusmian (Rússia/EUA). Conquistou destaque no Brasil ao ganhar os primeiros prêmios de alguns dos principais concursos nacionais para jovens instrumentistas, dentre os quais se destacam o VIII Concurso Nacional de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, promovido pelo Centro Cultural Pró-Musica de Juiz de Fora (MG), e o IV Concurso Petrobrás Pró-Música para Jovens Solistas, Petrobrás Sinfônica (RJ). Durante a pós-graduação, foi spalla da UGA Symphony Orchestra (UGASO) e concertino da ARCO Chamber Orchestra, com a qual se apresentou na prestigiada sala Weill Hall do Carnegie Hall de Nova Iorque e gravou vários CDs. Além disso, venceu o Concerto Competition da UGASO, e foi o único representante da América Latina no The 2nd China International Violin Competition dentre os 36 violinistas mundialmente selecionados. Desde sua juventude desenvolve intensa carreira como camerista e solista apresentando-se com variados grupos, dentre eles o ARTE Piano Trio, e atuado como solista junto a diversas orquestras brasileiras, sob as batutas de Roberto Tibiriçá, Peter Frank, Luís Petri e Boyko Stoianov, dentre outros. Além do Brasil e dos Estados Unidos, tem se apresentado em países como Itália, Portugal, Áustria, Alemanha, Suíça, China, Japão e Austrália. Em 2016 recebeu da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador e a medalha de Honra ao Mérito, além de ter sido condecorado chanceler de Mato Grosso. Neste mesmo ano recebeu também a medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da ONU em São Paulo.

Foto Divulgação

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais