26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas começa hoje na UFSC

spot_img

Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas começa hoje na UFSC

spot_imgspot_img

Acontece na noite desta quinta-feira, 26, a abertura oficial da Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas (COY11), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento é uma preparação para a Conferência Climática de Paris (COP21 – Conference of Parties), em dezembro.  O senador uruguaio José Mujica fará a palestra de abertura, às 20h. As vagas para conferir a participação do ex-presidente uruguaio já estão esgotadas, mas a palestra será transmitida ao vivo, em um telão, na Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos (CCE) da Universidade.

Confira no site oficial as formas de participação e a programação do evento que segue até domingo, 29. Novidades também podem ser conferidas na Fan Page oficial do COY 11.

O evento terá versões locais simultâneas em diversas cidades do mundo – Paris (França), Montreal (Canadá), Antananarivo (Madagascar), Nouméa (Nova Caledônia), Rabat (Marrocos), Abomey Calavi (Benim) e Tokyo (Japão) – com o objetivo de empoderar e engajar os jovens na construção de um futuro mais justo, solidário e cooperativo, além de inserir as demandas intergeracionais nas agendas de discussão globais e locais.

A conferência abordará, ao longo da programação, os temas tratados oficialmente no Acordo de Paris: “Mitigação, adaptação e perdas e danos”; “Financiamento e transparência”; “Desenvolvimento e transferência de tecnologia”; “Engajamento, educação e empoderamento”. Além disso, todas as COY11 locais se conectarão diariamente, com o objetivo de construir um documento global com os anseios da juventude para o mundo.

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro, a COP21 visa estabelecer um novo acordo sobre as emissões de gases de efeito estufa.

Sobre a COY11

A COY ocorre anualmente desde 2004 e precede a Conferência das Partes (COP), organizada pela ONU. A COY11 é orquestrada globalmente pela YouNGO, organização não governamental internacional da juventude sobre o clima, e pelas associações Avenir Climatique, CliMates, a Fédération du Scoutisme Français, a Refedd e pelo Movimento WARN!. No Brasil, a realização se dá por meio da ONG Engajamundo, em conjunto com o Movimiento de Jóvenes Latinoamericanos y Caribeños frente al Cambio Climático; Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense da Rio+20; Instituto Juventude Lixo Zero Brasil; Núcleo de Educação Ambiental; Centro Acadêmico Livre de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC; e o Projeto Route, com coprodução da Luumen Negócios da Economia Criativa e apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São esperados mais de 8.500 jovens nas oito COY11 locais a serem realizadas neste ano.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img