17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Confira 13 motivos para visitar a Fenaostra

spot_img

Confira 13 motivos para visitar a Fenaostra

spot_imgspot_img

A 15ª edição da Fenaostra começa nesta quarta-feira, 8, em Florianópolis (confira aqui a matéria do DeOlhoNaIlha sobre a abertura do evento). A Secretaria de Comunicação da Prefeitura divulgou uma lista com 13 razões para visitar o evento. Confira abaixo:

1. A produção de ostras em Florianópolis representa 80% do mercado nacional e com isso nada mais justo do que ter uma festa para oferecer o principal produto da cidade. É com a Fenaostra que começam as festas de outubro em Santa Catarina, é um ótimo lugar para iniciar o roteiro pelo Estado.

2. Além da experiência gastronômica completa, típica açoriana, a festa tem uma programação estritamente manezinha: shows com bandas locais, apresentações culturais, artesanato, oficinas de arte e gastronomia, histórias como as de Franklin Cascaes e espaço para crianças e adultos com as brincadeiras que valorizam a cultura e a tradição local.

3. A festa também é um local onde o público vai poder conhecer o processo de produção de ostras. No Rancho do Pescador, será exibido um documentário em vídeo sobre alunos da rede municipal de ensino que vivenciaram o processo do cultivo de ostras.

4. É um ambiente para vivência familiar, local para reunir e encontrar os manezinhos da Ilha. O ‘Espaço Kids’ é um lugar reservado para crianças e adultos relembrarem brincadeiras típicas como pé de lata, elástico, cinco marias, bilboquês.

5. A festa também é um local para aprender receitas à base de ostra com as oficinas gastronômicas oferecidas gratuitamente durante quatro dias de festa.

6. Na Fenaostra, há o espaço literário, local que reúne histórias da literatura catarinense e ilhéu, como as de Franklin Cascaes, valorizando os contos característicos dos açores.

7. A experiência gastronômica tradicionalmente açoriana se torna completa este ano com o Jardim da Cachaça. Pelo menos quatro produtores artesanais vão oferecer a cachaça para degustação.

8. Um único ingresso, que custa R$ 5,00, permite aos visitantes apreciar as atrações artísticas e culturais da Fenaostra sem pagar nada a mais. Shows com Dazaranha, Iriê, Guaypeka, Crepe Suzette, Banda Sabor Brasil, Samba Aí, além de apresentações com boi de mamão, stand up comedy com Seo Maneca, Dona Maricotinha e Dona Bilica fazem parte da extensa programação.

9. Mais de 30 estandes vão expor e comercializar o artesanato produzido em Florianópolis. Há trabalhos com patchwork, patchcolagem, conchas e escamas de peixe, tear, couro, trabalhos com folhas de bananeira, material reciclado, biscuit, topiaria – com sementes, entre outros.

10. Para reproduzir as receitas dos pratos da festa em casa, ostras e peixes frescos podem ser adquiridos no local do evento, no Caminhão do Peixe.

11. A Oficina de Artes é outro ponto forte da festa. Os participantes podem aprender a fazer pandorgas, peças em argila, bonecos com casca de ostras, pão por Deus, pintura, desenho e dobradura.

12. Com a participação de restaurantes diferentes dos anos anteriores, novos pratos vão ser oferecidos na festa, como o temaki de ostra. Vale degustar a tradicional ostra gratinada, assim como o espaguete à afrodite, feito com ostra e brócolis ao alho e óleo, além do escondidinho de ostra, do risoto de camarão e ostra, bolinho de siri, camarão indiana, strogonoff de ostra e risoto de frutos do mar com ostra, além do pastel de ostra.

13. O evento envolve também os maricultores, que podem participar gratuitamente do Seminário Técnico, com direito a certificado, sobre o Uso Ordenado das Áreas Aquícolas e Marinhas.”

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img