17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Congresso internacional de alimentos abre chamada de trabalhos científicos

spot_img

Congresso internacional de alimentos abre chamada de trabalhos científicos

spot_imgspot_img

Pesquisadores e profissionais que desejem apresentar trabalhos científicos no Workshop Internacional de Processamento Não Térmico de Alimentos, que pela primeira vez será realizado na América Latina, já podem submeter seus resumos para análise. O evento será realizado em Florianópolis (SC), nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro. Os candidatos podem ver detalhes no site www.nonthermalfood2013.com, sendo que o prazo termina no dia 30 de abril. A edição do evento é organizada pelo SENAI de Santa Catarina, entidade do Sistema Federação das Indústrias (Sistema FIESC) e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Serão aceitos trabalhos que abordem: embalagens ativas e inteligentes, utilização de antimicrobianos, plasma frio, emulsificação, extração e texturização, alta pressão, irradiação e membrana. Ou ainda sobre uso de atmosfera controlada ou modificada, de ozônio, campo elétrico pulsante, ultrassom e luz ultravioleta, fluidos supercríticos e luz pulsante. Também serão aceitos trabalhos que combinem duas ou mais dessas tecnologias ou que tratem de tecnologias com mínimo uso de processamento térmico. Haverá apresentações orais e por meio de pôsteres.

As tecnologias não térmicas surgiram como uma alternativa aos tratamentos térmicos convencionais (como por exemplo, a pasteurização) para melhorar a qualidade microbiológica do produto, preservando as características sensoriais do produto, além de promover o aumento da vida útil. A utilização desse tipo de processo minimiza as alterações indesejáveis no alimento, por utilizar temperaturas menores que as usadas nos tratamentos térmicos.

Sobre o Evento

O International Nonthermal Food Processing Workshop já teve edições nos Estados Unidos, Alemanha, China e Austrália. Em 2013, o evento terá como tema “Pesquisa e inovação para a competitividade”. No dia 30 será realizado um mini-curso. Nos demais dias haverá palestras, mesas redondas e sessão de pôsteres. A programação terá foco em legislação e segurança de alimentos; marketing, competitividade e inovação; qualidade focada em assuntos nutricionais e sensoriais; e sustentabilidade (energia, água, resíduos e co-produtos).

O workshop deve reunir mais de 250 pessoas na sede do Sistema FIESC, entre pesquisadores, profissionais da área, estudantes de graduação e de pós-graduação.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de assessorias técnicas e tecnológicas, serviços laboratoriais (de inspeção, operacionais e de ensaios metrológicos) e de apoio à inovação. Mais informações sobre o SENAI no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img