20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Diário Catarinense lança bandeira pela recuperação a Lagoa da Conceição

spot_img

Diário Catarinense lança bandeira pela recuperação a Lagoa da Conceição

spot_imgspot_img

Atento aos problemas ambientais de Santa Catarina, o Diário Catarinense amplia os olhares sobre a poluição da Lagoa da Conceição, um dos mais importantes cartões-postais de Florianópolis. Para incentivar a recuperação da lagoa, na ilha de Santa Catarina, o jornal lançou o selo Lagoa Viva.

A iniciativa do DC em manter o assunto em pauta no jornal tem como objetivo provocar a reação de organizações locais e da comunidade. Todas as reportagens que abordam a temática serão acompanhadas do selo Lagoa Viva, para estimular o engajamento da capital na recuperação deste ecossistema.

Há pelo menos 30 anos os moradores do local lutam pela sua preservação. Conforme revelou a jornalista do DC, Mônica Foltran, na reportagem Protesto pede ações para salvar cartão-postal de SC, publicada na edição de sábado (23), duas entidades nacionais – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) – decretaram a morte da Lagoa em 2010 se nada fosse feito. De lá para cá, pouca coisa foi realizada.

Entre 2002 e 2012 um panorama geral da qualidade e da contaminação das águas da lagoa foi realizado por causa do esgoto clandestino despejado sem tratamento no local. Três pontos críticos foram mapeados na região: no trapiche perto da ponte, na frente do shopping da Lagoa e na Rua Osni Ortiga, pela presença das algas.

Para recuperar a Lagoa da Conceição, uma força-tarefa da Vigilância Sanitária e da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) foi montada e deve apresentar um plano de ação em março deste ano.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img