27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Conheça os benefícios do Pilates para mães no pós-parto

spot_img

Conheça os benefícios do Pilates para mães no pós-parto

spot_imgspot_img

Voltar à rotina de atividades físicas após o parto é uma tarefa e tanto. Além do cansaço pelas noites mal dormidas, não ter com quem deixar o bebê é um dos problemas que impedem a mãe de voltar aos treinamentos. Após o nascimento do bebê a mãe começa uma nova rotina que pode impactar seu corpo e sua mente, cuidar da saúde é uma etapa fundamental nesta nova fase. 

“Voltar à rotina das atividades físicas após o parto é essencial e proporciona melhora do estado emocional da mãe , devido à liberação hormonal, entre outros benefícios”, explica a fisioterapeuta Joseane Régis, da Live Sports Center.

A profissional aponta que, com a prática, a volta da forma física é mais eficiente e ainda resulta em resistência, condicionamento e fortalecimento dos músculos necessários para as atividades do dia a dia, evitando as dores e as tensões musculares.

Além de recuperar a forma física, o Pilates também atua na melhora da postura, recondiciona músculos e contribui para o bem estar e relaxamento, favorecendo a melhora do sono. O fisioterapeuta deve avaliar se existe diástase abdominal (separação do músculo reto abdominal) pois, alguns exercícios devem ser evitados. 

O retorno aos treinamentos deve ser liberado pelo obstetra que acompanhou a mãe durante a gestação.  É recomendável que ela volte quando estiver disposta.  Sobre o tempo em que a mamãe pode retornar à atividade física, a profissional salienta que a não existe um tempo para todas as mamães e cada caso requer uma avaliação específica.

E depende também do tipo de parto que foi feito: em parto normal o retorno pode acontecer a partir dos 30 dias e, em cesarianas, o repouso deve ser de pelo menos 45 dias. Independente de tudo, é preciso ter cautela, voltar aos poucos e respeitar o tempo do seu corpo. 

O Pilates é um método seguro que auxilia na recuperação pós-parto, colabora para o retorno a outras atividades físicas e ajuda na readaptação do corpo após as grandes mudanças corporais no período gestacional. 

As vantagens

Melhora a postura- Os exercícios ajudam a melhorar a postura que foi modificada pela gestação.

Recondiciona músculos- Principalmente a musculatura do assoalho pélvico e abdominal.

Recupera a forma física- Além de fazer o corpo voltar mais rápido, os exercícios recuperam a força muscular.

Alivia dores- Melhora dores abdominais, na coluna e região perineal, que são comuns após uma gestação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img