21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Conheça os exames diagnósticos para COVID-19

spot_img

Conheça os exames diagnósticos para COVID-19

spot_imgspot_img

Antes de oferecer um exame diagnóstico aos pacientes, o Laboratório Santa Luzia, que integra a Dasa, realiza extenso processo de validação técnica feita por corpo clínico especializado para verificar a capacidade do teste de identificação de infectados e não infectados.

A Dasa recebe os kits dos fabricantes e realiza aplicação com amostras do dia a dia de suas mais de 40 marcas de laboratórios para verificar o desempenho de cada exame de acordo com o estágio da doença.

Os laboratórios realizam testes RT-PCR e Sorologia para COVID-19. 

Existem diferentes exames diagnósticos da COVID-19 que identificam se o paciente foi exposto ao SARS-CoV-2.

Sorologias

Exame de ensaio imunológico feito em amostra de sangue;
Para quantificação do nível de anticorpos produzidos contra o vírus;

Os anticorpos começam a ser produzidos a partir do 7º dia da doença e passam a ter níveis com detecção confiável a partir do 14º dia;

Utilidade: diagnosticar doença prévia ou saber se houve contato com o vírus;

Indicação: após o 14º dia do início dos sintomas ou da exposição;

Como todo exame de sorologia, um resultado negativo não exclui a possibilidade de doença;

Tipos:

IgM/IgG: feito em quimioluminescência, serve para discriminar quais os tipos de anticorpos estão detectáveis, sendo que o IgM é mais associado a uma exposição recente, enquanto o IgG a uma exposição que ocorreu há mais tempo;

IgA/IgG: feito na metodologia ELISA. A utilização da IgA no lugar da IgM se deve ao fato de que a IgA tem positivado mais precocemente;

Anticorpos totais : exame da nova geração de sorologias. Apresenta maior sensibilidade e especificidade. Isso é: é capaz de detectar com maior acurácia os casos positivos e negativos. Não diferencia o tipo da imunoglobulina (Ig), como os exames anteriores;

Algoritmo sorológico para COVID-19: é um exame que foi desenhado para ter a maior acurácia e também diferenciar os tipos de imunoglobulinas. É realizado em 2 etapas. Na primeira, é feito o exame de anticorpos totais. Nos casos positivos, é executado um segundo exame (IgM/IgG).

RT-PCR 

O RT-PCR é uma reação baseada na amplificação e detecção do RNA do vírus, é o padrão-ouro para o diagnóstico. Deve ser utilizada como diagnóstico na fase aguda da doença (até 12 dias do início dos sintomas) e também pode ser utilizada para o diagnóstico de assintomáticos (pessoas que tiveram contato recente com casos confirmados, estão assintomáticos mas poderiam estar contaminados e contaminando outras pessoas)

Testes rápidos

O teste rápido é um tipo de teste sorológico, mas que ele utiliza uma tecnologia que permite a execução do teste fora do ambiente laboratorial e os resultados ficam prontos em 15-30min. Essas são as vantagens dele. As desvantagens são que existem produtos de diferentes níveis de qualidade no mercado, alguns com sensibilidade muito baixa e especificidade também baixa, além disso a interpretação é visual e algumas vezes deixa dúvidas do resultado.

Orientações aos pacientes

Para realizar o exame de sorologia, para os pacientes assintomáticos, não é necessário agendamento e o teste pode ser realizado diretamente em nas unidades de atendimento gerais (com exceção das unidades dedicadas). 

Para pacientes sintomáticos, o exame é feito apenas em unidades dedicadas com agendamento prévio. No particular não exige pedido médico. Caso o atendimento seja via convênio, o pedido médico é obrigatório. 

Para realizar o exame de RT-PCR: agendamento e pedido médico obrigatórios tanto no particular como no convênio. 

Sobre o Laboratório Santa Luzia

 O Laboratório Santa Luzia, centro diagnóstico que integra a Dasa, atua na área de medicina diagnóstica e preventiva em Santa Catarina há mais de 45 anos. Referência entre os mais avançados laboratórios de patologia clínica do Brasil. Oferece mais de 2 mil exames, cerca de 20 tipos de vacinas e uma estrutura completa com mais de 30 unidades de atendimento (incluindo clínicas e hospitais) distribuídas pela Grande Florianópolis. Em 2017, a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, passou a fazer parte da sociedade do laboratório, junto com a família Zunino, que permanece à frente da empresa. Para mais informações acesse: sluzia.com.br.

 A Dasa é líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina – atua no Brasil, Argentina e Uruguai – e 5ª maior no mundo, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem e medicina genômica. A companhia conta com um time de mais de 35 mil colaboradores e 2 mil médicos, renomados no Brasil e no exterior, que atuam em uma rede robusta e capilarizada de cuidados com a saúde em todo o país.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img