23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Conheça os números da Pesca Artesanal na Ilha em 2019

spot_img

Conheça os números da Pesca Artesanal na Ilha em 2019

spot_imgspot_img

Uma homenagem na Câmara de Vereadores de Florianópolis que premiou as três praias vencedoras da safra de 2019 acabou criando um efeito estatístico bem interessante para quem acompanha uma das grandes tradições da Ilha de Florianópolis, a pesca artesanal da tainha. E os Pescadores da Praia da Lagoinha ficaram duas vezes com o 1º lugar no prêmio "Ixtepô Tainha", no acumulado do resultado da pesca e também na categoria maior "lanço", com 8.550 tainhas capturadas.

A ideia foi do vereador Roberto Katumi, presidente da Câmara. Com muita emoção em seu semblante, Katumi lembrou da sua infância quando aos 14 anos já pescava e por muitas vezes teve que fazer o papel do  pai levantando antes do sol nascer. “Meu pai era pescador de cerco, tradição essa trazida pelo meu avô do Japão e que ajudou muito no progresso da nossa Armação e Pântano do Sul. Muito me honra e me orgulha ser um defensor da classe dos pescadores e não neguei minha raiz. A vida de pescador é vida muito sofrida, onde o clima e o tempo castiga a nossa a gente. E todos os dias eles estão ali para buscar seu sustento. Esse troféu é uma gratidão a todos aqui para manter a tradição da pesca da Tainha,” afirma o presidente da CMF. 

 A primeira colocada na pesca artesanal, a Praia da Lagoinha, conquistou a posição com a captura de 32.050 tainhas. Em segundo, ficou a Praia Brava com 19.700. E em terceiro ficaram os pescadores artesanais da Prainha da Barra da Lagoa, com 13.974 tainhas capturadas.

O presidente da Federação dos pescadores do estado de Santa Catarina, Ivo da Silva destacou em sua fala na tribuna que a pesca da tainha é um patrimônio cultural e um grande potencial de turismo enraizada no coração e no sangue do Florianopolitano. “ Na captura nas redes de praia  de SC foram 1.156 toneladas de pescado, só Florianópolis fez 49% dessa quantidade. É uma pesca diferenciada, folclórica e festiva. O recado que sempre falo para as autoridades do nosso estado é para explorar como turismo, porque as pessoas vem de fora pedir informações das atividades de pesca.  É um potencial que não existe em lugar nenhum! Nossos pescadores são apaixonados e tem prazer de receber as pessoas no rancho, de falar e de mostrar o tipo de pesca,” ressaltou.

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img