23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Conselho Estadual de Cultura toma posse em Florianópolis

spot_img

Conselho Estadual de Cultura toma posse em Florianópolis

spot_imgspot_img

Os 21 membros do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina para a gestão 2015-2017 foram empossados nesta segunda-feira, 6, em solenidade realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O conselho é composto por 10 membros indicados pelo Governo do Estado e por 10 representantes da sociedade civil, além da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (membro nato), Maria Teresinha Debatin.

Durante a cerimônia, o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, destacou a importância de estabelecer parcerias entre o Conselho e a Secretaria na formação de políticas públicas para a cultura no Estado.

“Santa Catarina é um mosaico cultural, colonizado por 23 etnias e com diferentes tradições. Precisamos expressar toda essa diversidade e, com a colaboração deste Conselho, formado por agentes de diferentes regiões e de diferentes áreas, poderemos planejar ações construtivas e multiculturais”, afirmou.

“Temos uma grande missão e prometemos preencher os deveres inerentes ao nosso cargo na construção de políticas para a cultura”, completou a nova presidente do Conselho, Roselaine Vinhas.

Elisabete Anderle

Após a posse do Conselho Estadual de Cultura, foi realizada a assinatura dos contratos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura do Estado de Santa Catarina 2014. O prêmio é a principal ação de fomento às artes catarinenses e neste edital bateu recorde de inscrições, com 1.569 projetos, dos quais foram premiados 213, em 11 categorias: Música; Literatura; Teatro; Artes Visuais; Patrimônio Material e Imaterial; Bolsas de Trabalho, Intercâmbio e Residências; Culturas Populares e Circo; Apoio a Eventos Artísticos e Culturais; Dança; Museus; e Arte e Cultura Negra e Indígena.

“Neste edital não tivemos projetos ruins, apenas 186 foram desclassificados por não preencher os requisitos. O nível foi muito alto, os projetos eram excelentes e os vencedores terão a oportunidade de estimular a cultura catarinense”, ressaltou Maria Teresinha Debatin, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, agradeceu o governador Raimundo Colombo por ter mantido o edital – que não foi publicado em 2014 devido à legislação eleitoral – e o investimento de R$ 7 milhões.

“O Governo do Estado demonstrou ser um grande fomentador de quem constrói a cultura catarinense e nós só temos a agradecer e continuar trabalhando para a construção de uma política pública de cultura longa e duradoura”, afirmou o secretário.

O prêmio Elisabete Anderle é uma ferramenta destinada a aportar recursos a produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão de trabalhos artísticos e culturais de pessoas físicas e jurídicas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img