20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Conselho da Reserva de Carijós discute estaleiro da OSX

spot_img

Conselho da Reserva de Carijós discute estaleiro da OSX

spot_imgspot_img

Nesta quinta-feira (15) acontece a rodada final das três reuniões organizadas pelo Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Carijós (Conseca), formada por órgãos estatais e representantes da sociedade civil (ONGs, movimentos comunitários e ambientais, além de representação empresarial). A reunião será às 18h30, no Colégio Cruz e Souza, na Rodovia SC 401, km 10, Bairro Santo Antônio de Lisboa.

As duas primeiras reuniões organizadas pelo grupo de trabalho aprofundaram o debate sobre o EIA-Rima da OSX/Caruso Jr e sobre os estudos realizados pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) que justificaram a não autorização do órgão ao empreendimento em Biguaçu.

A terceira reunião tem como pauta os informes recentes sobre o processo de autorização do estaleiro e a manifestação final do Conseca sobre esse processo, ainda que a votação não interfira no parecer emitido pelo Instituto.

O encontro toma alta relevância no momento em que a polêmica sobre o licenciamento entra em diferentes palcos da sociedade catarinense, envolvendo movimentos comunitários e ambientais, além da interferência de políticos de todos os partidos, num duelo de opiniões e iniciativas contra e favoráveis ao empreendimento. E o tema chegou até Brasília.

A carência de debates públicos sobre o tema tem levado um grande número de pessoas às reuniões do Conseca, com o objetivo de conhecerem mais a respeito do assunto.

PortoGente apurou que ONGs ambientalistas protocolaram na Fundação do Meio Ambiente (Fatma) pedidos para que as audiências públicas, previstas para acontecerem na próxima semana, sejam ampliadas de três para cinco, envolvendo também os municípios de São José e Palhoça, além das programadas para Biguaçu, Governador Celso Ramos e Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img