16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Conselho Econômico apresenta, em Florianópolis, agenda para o desenvolvimento

spot_img

Conselho Econômico apresenta, em Florianópolis, agenda para o desenvolvimento

spot_imgspot_img

Florianópolis, 2.9.2010 – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República, promove em Florianópolis, nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, às 14 horas, reunião para apresentar a Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento, em parceria com a Federação das Indústrias (FIESC). O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e o secretário-executivo do CDES, Alexandre Padilha, coordenará o encontro juntamente com o presidente da Federação, Alcântaro Correa.

As diretrizes da Agenda serão debatidas pelos conselheiros do CDES Antônio Fernandes dos Santos Neto (Presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil -CGTB) e Sônia Regina Hess de Souza, presidente da Dudalina.

A Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento foi aprovada pelo Conselho e apresentada ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 17 de junho. Após o período mais agudo da crise econômica internacional, os conselheiros concluíram que o Brasil está em um novo patamar de desenvolvimento. Para dar continuidade a esse ciclo, eles elegeram nove desafios:

1) Os novos horizontes da educação; 2) Desafios do Estado democrático e indutor do desenvolvimento; 3) A transição para a economia do conhecimento; 4) Trabalho decente e inclusão produtiva; 5) Padrão de produção para o novo ciclo de desenvolvimento; 6) O potencial da agricultura; 7) O papel da infra-estrutura: transportes, energia, comunicação, água e saneamento; 8) A sustentabilidade ambiental; 9) Consolidação e ampliação das políticas sociais.

O CDES tem realizado debates regionais com entidades parceiras para que as lideranças locais possam contribuir com o aprimoramento da agenda. Os eventos foram em Curitiba (15/07); Rio de Janeiro (22/07); Porto Alegre (29/07); Rio Branco (30/07); Recife (5/08); Aracaju (12/08); Santarém e Belém (13/08); São Paulo (19/08); Ribeirão Preto (20/08); e Salvador (27/08). O CDES é composto por 90 líderes da sociedade civil, entre empresários, trabalhadores, acadêmicos e representantes de organizações sociais.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img