17.9 C
fpolis
terça-feira, maio 21, 2024
Cinesystem

Consumidores gastaram mais e comércio de Santa Catarina teve alta de 4,24% nesta Páscoa

spot_img

Consumidores gastaram mais e comércio de Santa Catarina teve alta de 4,24% nesta Páscoa

spot_imgspot_img

O gasto médio por cliente na Páscoa foi de R$ 133,01 em Santa Catarina. A informação consta da Pesquisa Fecomércio de Resultado das Vendas de Páscoa, divulgada nesta quinta-feira, 12. Em todas as cidades pesquisadas o gasto médio esteve próximo do valor apontado pelo estudo de intenção de compras da Fecomércio, que previa R$ 114 por cliente.

Nas cidades o resultado foi de R$ 162,59 para Chapecó; R$ 141,05 para Lages; R$ 111,16 em Joinville; R$ 106,51 em Criciúma; R$ 110,50 registrados em Florianópolis; e R$ 126,25 vistos em Blumenau.

Já em relação à forma de quitação dos presentes, os catarinenses optaram pelo pagamento à vista no cartão de crédito (40,1%), seguido pela opção à vista em dinheiro (38%) e pelas parcelas no cartão de crédito (27,2%).

A tradicional pesquisa de preços também preponderou. Em Santa Catarina 39% dos empresários consideraram ‘razoável’ a movimentação de clientes apenas para pesquisa de preços em seus estabelecimentos. Outros 36% consideraram ‘muita procura’. Em todas as cidades pesquisadas as opções ‘razoável’ e ‘muita procura’ também foram a maioria das respostas.

O faturamento das empresas registrou expressiva elevação. Em relação ao período corrente houve variação positiva de 17,5% em Santa Catarina. O destaque ficou por conta de Lages (31%), seguida por Chapecó (27,3%), Blumenau (20,5%) e Florianópolis (15%). Joinville e Criciúma aparecem com 8% e 3%, respectivamente.

Na comparação com a Páscoa de 2011, a variação foi de 4,24% no estado, o que mostra um crescimento importante, apontando para uma recuperação das vendas do varejo, que estava em processo de desaceleração desde meados do ano passado. As cidades com os melhores resultados foram Joinville (10%), Chapecó (6%), Lages (5%) e Florianópolis (4%). Blumenau teve 0,42% de incremento. Apenas Criciúma não registrou movimentação (0%).

Para a Fecomércio, a melhora na situação financeira da maioria das famílias catarinenses (40%) – declarada também na Pesquisa de Intenção de Compras de Páscoa – foi o que sustentou a alta no faturamento das empresas catarinenses neste ano e contribuiu não somente para elevar o movimento de vendas, como também para impactar diretamente os estoques de chocolates.

Foto: www.fecomercio-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img