21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Contação de histórias é a atração do projeto Criançarte neste final de semana

spot_img

Contação de histórias é a atração do projeto Criançarte neste final de semana

spot_imgspot_img

Divertir a garotada com histórias envolventes que mesclam narrativa, música e interpretação teatral é a proposta do projeto Criançarte para este final de semana, na Lagoa da Conceição. Realizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em comemoração à Semana da Criança, o projeto traz nesta sexta-feira (9/10), às 15h, o espetáculo “Canto entre Contos”, com o grupo Conta-Contos. No sábado e domingo (10 e 11/10), às 17h, é a vez do espetáculo “Mil Horas Contando Histórias”. A programação é gratuita e acontece na Casa das Máquinas Espaço de Artes, em frente à Praça Bento Silvério.

Criado em 1990, na Lagoa da Conceição, o grupo Conta-Contos é formado por pessoas de diferentes áreas profissionais que têm em comum a paixão pela arte de contar histórias. A narrativa é adaptada a tocatas – encontros abertos que promovem a arte da improvisação musical. Entre as peças desenvolvidas pelos integrantes e que são apresentadas ao público estão “O Planeta Feliz”, “O Gato que Pulava em Sapato”, “A História de uma Estrela”, “O Ganso Dourado”, “O Elefantinho de Qypling”, “A Flauta Encantada” e “O Lago do Fim do Mundo”.

Já o espetáculo “Mil Horas Contando Histórias” é conduzido pela contadora de histórias Cristina Magdaleno Lopes, que relembra adivinhas, quadras, ditos e conhecidas histórias da cultura popular, utilizando música, mímica e teatro de marionetes. No espetáculo são cantadas as histórias “Menina Bonita do Laço de Fita” (Ana Maria Machado), “Uma Trouxa de Cerejas” (Maria Puncel), “Joãozinho-Sem-Medo” (Ítalo Calvino) e outras de domínio público como “A Festa da Mariposa”, “A Estória de Dona Baratinha”, “Causos da Barra da Lagoa, contadas pelo Curupira”, “O Pescador, o Anel e o Rei”, “A Nau Catarineta”, “A Velha Bizunga” e “A Velha a Fiar”.

Morando em Florianópolis desde 1998, Cristina coordenou diversas oficinas de sensibilização de professores na Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, faz parte da equipe do projeto “Baú de Histórias” do SESC/SC, compondo o Circuito Catarinense de Narrativas.

Outras atrações

O projeto Criançarte encerra na segunda-feira, (12/10), Dia da Criança, com muitas atrações na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição. Das 10h às 17h30, estão previstas atividades recreativas com o projeto Brinca Comunidade (FME/PMF), além de apresentação da dupla sertaneja Roni e Jackson e o desfile do Circu do Seo Léo, com malabaristas e artistas em perna-de-pau. A agenda festiva prevê ainda Teatro do Frankolino, apresentação do boi de mamão Esperança e mostra de cinema infantil, numa parceria entre o Cineclube Ieda Beck, Cinemateca Catarinense e Funcine.


Casa das Máquinas – Espaço de Artes (Em frente à Praça Bento Silvério)

Sexta-feira (9/10)

15h – Espetáculo “Canto entre Contros” (contação de história)

Sábado e domingo (10 e 11/10)

17h – Espetáculo “Mil Horas Contando Histórias” (teatro de boneco)

Segunda-feira (12/10) – Dia da Criança

16h – Espetáculo “Frankolino” (teatro de boneco)

17h30 – Mostra de cinema infantil (audiovisual)

Quanto: gratuito

Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

Segunda-feira (12/10) – Dia da Criança

10h às 17h – Projeto Brinca Comunidade (recreação infantil/esporte)

15h – Apresentação da dupla sertaneja Roni e Jackson

15h30 – Desfile do Circu do Seo Léo na Lagoa da Conceição (circo)

16h30 – Apresentação do boi de mamão Esperança (folclore)

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img