26.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Coral da UFSC realiza concerto comemorativo dos 45 anos do grupo

spot_img

Coral da UFSC realiza concerto comemorativo dos 45 anos do grupo

spot_imgspot_img

O Coral da UFSC realiza dia 11/11 (terça-feira), concerto comemorativo de 45 de existência do grupo. Para essa apresentação, o coral convida a comunidade universitária e a comunidade em geral, ex-coralistas, amigos e familiares. A apresentação será às 20h, na Igrejinha da UFSC, em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A proposta é apresentar o repertório atual do Coral, em sua maioria composto de músicas da MPB, num trabalho que conta com a participação de pessoas da comunidade universitária e externa. Neste ano, o Coral vem desenvolvendo o projeto O Corpo na Música, A Música no Corpo, junto com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, integrado por professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.

Os integrantes atuais do coral, juntamente com os ex-coralistas que estiverem presentes, deverão cantar também uma música de confraternização, como um exercício sonoro, aproximando as várias gerações do coral, que completou 45 anos em 9 de janeiro deste ano.

45 anos de canto e vida

A Universidade Federal de Santa Catarina, cumprindo o seu papel de agente do desenvolvimento do nosso Estado, tem difundido a cultura e a arte de Santa Catarina. Nesse sentido, o Coral da UFSC, em atividade desde 9 de janeiro de 1963, data de sua criação, vem participando com grande entusiasmo e firmeza de projetos culturais, apresentando repertório com obras musicais de vários gêneros.

O primeiro regente do coral, padre Agostinho Stähelin, atuou nos primeiros seis meses de vida do grupo. Desde 1963, por 33 anos, o coral teve como regente o maestro José Acácio Santana. Nesse período, gravou sete LPs, dois CDs e especiais para televisão. Realizou inúmeros oratórios, concertos na comunidade e assessorou e incentivou a criação de mais de 200 corais no Estado. Em 1994 teve a sua consagração internacional com a tournée européia, apresentando-se em cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália, incluindo a cerimônia com o papa João Paulo II no Vaticano.

De 1997 a 2004 o coral esteve sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, e a partir dessa data passou a contar com a regência de Miriam Moritz, que vem realizando projetos em parceria com outros departamentos, como O Corpo na Música, a Música no Corpo, com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, com professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.

Nesses 45 anos de atividades, o coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do Estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Já passaram pelo Coral da UFSC, mais de 2.400 coralistas que se apresentaram em mais de 1.500 concertos, em que foram apresentadas canções regionais, nacionais e internacionais, do repertório popular, folclórico e erudito.

O coral é formado por alunos, funcionários da UFSC – professores e técnico-administrativos -, e pessoas da comunidade externa, alcançando assim o seu objetivo de promover a integração e a extensão cultural universitária. Como todos os corais universitários, há uma renovação constante dos seus componentes devido ao fluxo de alunos que ingressam na Universidade a cada semestre. Os coralistas, procedentes de várias cidades brasileiras, encontram no canto coral uma forma de lazer e enriquecimento musical, além da oportunidade da convivência salutar.

O Coral da UFSC, com a participação e o apoio de todos, pretende continuar crescendo e engrandecendo a música através do seu trabalho com competência, espírito de grupo, qualidade e técnica, ajudando a cumprir a missão social da Universidade na área artístico-cultural.

A todas as gerações de cantores, instituições e pessoas da comunidade catarinense o muito obrigado por ajudarem a construir o Coral da UFSC.

Exposição fotográfica dos 45 Anos

Permanece aberta à visitação do público até dia 12/11, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição comemorativa dos 45 anos do Coral da UFSC.

A exposição apresenta 80 imagens que mostram um pouco do trabalho do Coral da UFSC nestes seus 45 anos de existência, desde 9 de janeiro de 1963. A maioria das fotos é do acerco do Departamento Artístico Cultural e da Agecom da UFSC, mas também há fotos de outros fotógrafos amadores e profissionais da Universidade e da comunidade, bem como fotos de autoria de coralistas. Essa mostra é uma ampliação da exposição produzida por ocasião das comemorações dos 40 anos do coral.

A exposição, que mostra cenas desde o primeiro ensaio do coral em 1963 até momentos atuais, faz parte das comemorações dos 45 anos de Canto e Vida do coral e também comemora o Dia do Coralista em Santa Catarina – 19 de outubro -, criado para homenagear o maestro José Acácio Santana, regente do Coral da UFSC na época.

Considerando a produção original e esta versão ampliada, a exposição tem pesquisa e produção executiva de Clóvis Werner, Michele Milis e Irac Orsi. Apoio à Montagem – Produção: Avanildo Silva, Edson Abreu, Maria Albaneza da Silva Fogaça, Cleberson Charlies Colombo Faccin, Sebastião Nunes Amaral Neto, Luiza Passaglia Nascimento

A mostra é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC

Conheça um pouco da história do Coral da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br

Serviço

O quê: Concerto Comemorativo dos 45 Anos do Coral da UFSC
Quando: Dia 11 de novembro de 2008, terça-feira, às 20 horas
Onde: Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade – Florianópolis
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Contato: Coral da UFSC – Departamento Artístico Cultural –
Telefone:(48) 3721-9348 ou 3721-9447 – coraldaufsc@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br

Por [CW] DAC: SECARTE: UFSC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img