16.2 C
fpolis
sábado, julho 2, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Coral da UFSC realiza concerto comemorativo dos 45 anos do grupo

Coral da UFSC realiza concerto comemorativo dos 45 anos do grupo

spot_imgspot_img

O Coral da UFSC realiza dia 11/11 (terça-feira), concerto comemorativo de 45 de existência do grupo. Para essa apresentação, o coral convida a comunidade universitária e a comunidade em geral, ex-coralistas, amigos e familiares. A apresentação será às 20h, na Igrejinha da UFSC, em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A proposta é apresentar o repertório atual do Coral, em sua maioria composto de músicas da MPB, num trabalho que conta com a participação de pessoas da comunidade universitária e externa. Neste ano, o Coral vem desenvolvendo o projeto O Corpo na Música, A Música no Corpo, junto com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, integrado por professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.

Os integrantes atuais do coral, juntamente com os ex-coralistas que estiverem presentes, deverão cantar também uma música de confraternização, como um exercício sonoro, aproximando as várias gerações do coral, que completou 45 anos em 9 de janeiro deste ano.

45 anos de canto e vida

A Universidade Federal de Santa Catarina, cumprindo o seu papel de agente do desenvolvimento do nosso Estado, tem difundido a cultura e a arte de Santa Catarina. Nesse sentido, o Coral da UFSC, em atividade desde 9 de janeiro de 1963, data de sua criação, vem participando com grande entusiasmo e firmeza de projetos culturais, apresentando repertório com obras musicais de vários gêneros.

O primeiro regente do coral, padre Agostinho Stähelin, atuou nos primeiros seis meses de vida do grupo. Desde 1963, por 33 anos, o coral teve como regente o maestro José Acácio Santana. Nesse período, gravou sete LPs, dois CDs e especiais para televisão. Realizou inúmeros oratórios, concertos na comunidade e assessorou e incentivou a criação de mais de 200 corais no Estado. Em 1994 teve a sua consagração internacional com a tournée européia, apresentando-se em cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália, incluindo a cerimônia com o papa João Paulo II no Vaticano.

De 1997 a 2004 o coral esteve sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, e a partir dessa data passou a contar com a regência de Miriam Moritz, que vem realizando projetos em parceria com outros departamentos, como O Corpo na Música, a Música no Corpo, com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, com professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.

Nesses 45 anos de atividades, o coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do Estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Já passaram pelo Coral da UFSC, mais de 2.400 coralistas que se apresentaram em mais de 1.500 concertos, em que foram apresentadas canções regionais, nacionais e internacionais, do repertório popular, folclórico e erudito.

O coral é formado por alunos, funcionários da UFSC – professores e técnico-administrativos -, e pessoas da comunidade externa, alcançando assim o seu objetivo de promover a integração e a extensão cultural universitária. Como todos os corais universitários, há uma renovação constante dos seus componentes devido ao fluxo de alunos que ingressam na Universidade a cada semestre. Os coralistas, procedentes de várias cidades brasileiras, encontram no canto coral uma forma de lazer e enriquecimento musical, além da oportunidade da convivência salutar.

O Coral da UFSC, com a participação e o apoio de todos, pretende continuar crescendo e engrandecendo a música através do seu trabalho com competência, espírito de grupo, qualidade e técnica, ajudando a cumprir a missão social da Universidade na área artístico-cultural.

A todas as gerações de cantores, instituições e pessoas da comunidade catarinense o muito obrigado por ajudarem a construir o Coral da UFSC.

Exposição fotográfica dos 45 Anos

Permanece aberta à visitação do público até dia 12/11, no Hall da Reitoria da UFSC, a exposição comemorativa dos 45 anos do Coral da UFSC.

A exposição apresenta 80 imagens que mostram um pouco do trabalho do Coral da UFSC nestes seus 45 anos de existência, desde 9 de janeiro de 1963. A maioria das fotos é do acerco do Departamento Artístico Cultural e da Agecom da UFSC, mas também há fotos de outros fotógrafos amadores e profissionais da Universidade e da comunidade, bem como fotos de autoria de coralistas. Essa mostra é uma ampliação da exposição produzida por ocasião das comemorações dos 40 anos do coral.

A exposição, que mostra cenas desde o primeiro ensaio do coral em 1963 até momentos atuais, faz parte das comemorações dos 45 anos de Canto e Vida do coral e também comemora o Dia do Coralista em Santa Catarina – 19 de outubro -, criado para homenagear o maestro José Acácio Santana, regente do Coral da UFSC na época.

Considerando a produção original e esta versão ampliada, a exposição tem pesquisa e produção executiva de Clóvis Werner, Michele Milis e Irac Orsi. Apoio à Montagem – Produção: Avanildo Silva, Edson Abreu, Maria Albaneza da Silva Fogaça, Cleberson Charlies Colombo Faccin, Sebastião Nunes Amaral Neto, Luiza Passaglia Nascimento

A mostra é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC

Conheça um pouco da história do Coral da UFSC pelo site www.dac.ufsc.br

Serviço

O quê: Concerto Comemorativo dos 45 Anos do Coral da UFSC
Quando: Dia 11 de novembro de 2008, terça-feira, às 20 horas
Onde: Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade – Florianópolis
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Contato: Coral da UFSC – Departamento Artístico Cultural –
Telefone:(48) 3721-9348 ou 3721-9447 – coraldaufsc@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br

Por [CW] DAC: SECARTE: UFSC

spot_img