19.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

CowParade tem vaquinha que é um mix de arte e tecnologia

spot_img

CowParade tem vaquinha que é um mix de arte e tecnologia

spot_imgspot_img

No lugar de tinta, aplicações e materiais trabalhados manualmente, projeções 3D, música e vídeo mapping. Na era da tecnologia, a Cowmotion, do estúdio Mídia Effects, é a mais virtual e uma das mais inovadoras de todo o rebanho da CowParade SC. A vaquinha ficará até final de janeiro no Beiramar Shopping, em Florianópolis (SC).

Diferente das demais vacas, a Cowmotion ganhou um local exclusivo e inédito, uma verdadeira instalação artística, para ser exposta e apreciada pelo público. “Nós somos um estúdio reconhecido pela inovação, por isso, nosso desafio era um tanto quanto instigante: apresentar algo que conseguisse se destacar em meio a um evento que é pura criatividade e originalidade”, explica Felipe Vieira, diretor da Mídia Effects e idealizador da Cowmotion.

Quem for ao Beiramar ver de perto a vaquinha vai conferir uma série de projeções repletas de cor e formas, ao som de trilha sonora de Nicolas Jaar. “A impressão é de que ela está viva, em movimento”, completa o diretor. A apresentação tem sete minutos e é exibida sem interrupções no horário de funcionamento do shopping – das 10h às 22h.

Animação, motion design e video mapping foram as técnicas escolhidas para presentear o espectador com a obra. Tudo isso refletido na Cowmotion, onde as imagens se alternam e mexem com a imaginação do público. ”As inspirações vieram de conceitos que brincam com a arte que atravessou séculos, como ready-mades dadaístas, surrealismo, abstracionismos e com elementos do mundo do motion design” explica Henrique Neumann, que dirigiu a criação da vaquinha. Para alcançar esse resultado, a Mídia Effects contou com a Neto Eventos, que forneceu o aparato técnico necessário para as projeções.

A vaquinha pode ser conferida no piso L3 do Beiramar Shopping, no centro de Florianópolis. Na apresentação são usados dois projetores multimídia rodando as animações simultaneamente, projetando 180 graus da vaca, o que permite que as pessoas tenham uma experiência de visualização em perspectiva.

Para a CowParade, o projeto vai repercutir mundialmente. “Ficamos felizes pela grande repercussão que a Mídia Effects está trazendo ao evento e também pelo fato de termos mais um feito inovador na exposição catarinense”, fala Giovane Pasa, organizador da mostra no estado. “O grande número de vaquinhas inovadoras como esta, o fato de termos aqui a primeira CowParade totalmente sustentável de todos os tempos e o ineditismo de termos ateliês totalmente abertos, onde o público acompanhou em tempo real o nascimento de quase todas as vaquinhas, só torna o evento ainda mais especial”, completa ele.

Sobre a CowParade:

Considerada a maior mostra de arte ao ar livre do mundo, a CowParade surgiu na Suíça em 1998 e desde então já passou por mais de sessenta cidades no mundo. Em Santa Catarina, o evento está presente em cinco cidades: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville e Rio Negrinho. Ao todo, 53 vaquinhas foram customizadas e ficam expostas até final de janeiro. Em fevereiro, as esculturas serão leiloadas e parte da renda será revertida para instituições de caridade.

Ficha Técnica

Produção: Midia Effects

Direção: Henrique Neumann

Equipe Midia Effects: André Holzmann, Bruno Arizio, Henrique Neumann, Marcelo Buti, Michael Marcondes, Pedro Peluso, Tiago Medeiros e Willian Silveira

Video Mapping: Kadu Stadler (Neto Eventos)

Produção da instalação: Gisele do Nascimento e Rochele Finco
Música: Nicolas Jaar (album Space is Only Noise)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img