20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Cravo da Terra com Tião Carvalho na Célula Showcase

spot_img

Cravo da Terra com Tião Carvalho na Célula Showcase

spot_imgspot_img

Pré-lançamento do CD Verde Longe

No dia 11 de setembro (domingo) às 20h o grupo Cravo-da-Terra apresentará o seu novo repertório na Célula Showcase. Será o pré-lançamento do CD Verde Longe, terceiro da carreira do grupo. Esse novo trabalho vem sendo construído desde 2009. É fruto de uma trajetória de onze anos e do trabalho de novos e antigos integrantes.

Com um repertório de onze músicas, Verde Longe traz o diálogo entre a sonoridade da música tradicional brasileira e da erudita urbana. Essa conversa acontece principalmente pela mistura dos timbres oferecidos pelos instrumentos, do estudo erudito dos componentes do grupo e de suas origens que remontam a várias regiões do país. Envolve ritmos como lundu, baião, samba e choro, dentro da particularidade sonora construída pelo grupo.

Terá a participação de Tião Carvalho, músico maranhense radicado em São Paulo. Como um dos grandes nomes da música popular brasileira, traz para sua obra tanto a presença de palco aprendida na experiência como ator e dançarino, quanto o conhecimento construído através de suas pesquisas musicais.

O grupo, formado por Ive Luna (voz e flauta transversa), Jorge Linemburg (violino, viola e rabeca), Mateus Costa (contrabaixo acústico), Osvaldo Pomar (percussão) e Pedro Cury (violão), tem na pesquisa da música tradicional do sul, sudeste e nordeste a base de suas composições e de seus arranjos. Possui na bagagem prêmios como Rumos Itaú Cultural e o troféu Cata-Vento de melhor cantora pela Rádio Cultura de São Paulo. Participou de mostras como a Pauta Funarte, o Acorde Brasileiro e a Prata da Casa.

O evento faz parte da campanha de financiamento coletivo que iniciará esta semana no site catarse.me. O objetivo é viabilizar a duplicação de seu novo CD.

Serviço
Evento: Cravo-da-Terra com Tião Carvalho
Data: 11 de setembro
Horário: 20h
Local: Célula Showcase (SC 401, João Paulo, 75)
Ingressos: R$ 20,00
Venda antecipada: Livraria Catarinense (Rua Felipe Schmidt, Centro)
Informações: 48.9117-1403 | 48.8423-8941 | facebook.com/cravodaterra

Currículos
Tião Carvalho – músico convidado
Nascido em Curupaçu, no Maranhão, radicou-se em São Paulo em 1985. Começou a carreira artística no início da década de 1970, em sua cidade natal, trabalhando com o teatrólogo Aldo Leite, na montagem da peça “Saltimbancos”. Em 1979, viajou para o Rio de Janeiro, convidado por Ilo Krugli, passando a fazer parte do elenco do Teatro Vento Forte, trabalhando como ator, dançarino e músico.
No ano seguinte, foi para a cidade de São Paulo, onde trabalhou com inúmeros artistas, entre os quais, Klauss Viana, João do Vale, Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Zeca Baleiro, Graziela Rodrigues, Ná Ozzetti e Cássia Eller.
Em seguida, realizou sua primeira turnê internacional, com apresentações nos Estados Unidos, Alemanha e Portugal. Em 1988, teve a música “Nós” gravada por Ná Ozetti, e posteriormente regravada por Cássia Eller. Em 1998, gravou com o grupo Mafuá o CD “Mafuá” lançado pelo CPC/UMES.
Em 2000, chegou à semifinal do Festival da Música Brasileira, realizado pela Rede Globo, com a música “Quando dorme Alcântara”. Nesse ano, foi coprodutor do CD “Toadas de Bumba-meu-boi”,
do Grupo Cupuaçu. Em 2002, lançou seu primeiro CD, intitulado “Quando dorme Alcântara”, premiado no projeto “Rumos da música” do Itaú Cultural e pelo projeto Pixinguinha da Funarte.

Ive Luna – voz e flauta transversa
Graduada em Educação Artística com Licenciatura Plena em Música, Mestre em Teatro e Doutoranda na mesma área pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, universidade. Cursou a escola de teatro Casa Ventoforte (SP) durante os anos de 1991 e 1992. Nestes mesmos anos teve aulas de canto lírico com Cida Moreira (SP) e participou do Grupo Cupuaçu de Pesquisa e Danças Populares (SP). Participou do grupo Teatro Jabuti (Florianópolis, SC), de 1996 a 2003, como atriz e musicista, assumindo a direção musical, a pesquisa e as composições das trilhas sonoras de seus espetáculos. Em julho de 2007 recebeu o troféu Cata-Vento da Rádio Cultura AM de São Paulo, como melhor cantora do circuito nacional independente. Além de atividades artísticas desenvolve também, desde 1991, trabalhos relacionados a arte-educação em projetos, eventos e escolas.

Jorge Linemburg – violino, viola e rabeca
Estudou violino com Marcelo Brandão Melo, viola com Keroll E. Weidner, Marcelo Lemos da Silva e Emerson di Biaggi, violão com Roveli Bichels e clarinete com Mauro Cislaghi. Como violista, participou das orquestras de Câmara da UNISUL (2009), Sinfônica de Santa Catarina (2009-2010), Orquestra UDESC (2011) e Orquestra de Cordas da IIha (2010-2011). Integrou, ainda, o Trio Olho de Cabra, de Música Popular Brasileira. Atualmente, cursa Bacharelado em Música (Viola), na UDESC, mesma instituição em que desenvolve pesquisa com rabecas brasileiras, sob orientação do prof. Dr. Luiz Henrique Fiaminghi.

Mateus Costa – vocal e contrabaixo acústico
Instrumentista e arranjador em diferentes estilos musicais desde 1989. Participou de corais com o Maestro Carlos Lucas Besen (ETFSC, 1991-1998) e Rute Gebler (UDESC, 1983). Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda, 1996-1999). Integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de Santa Catarina (OSSCA) e o Quinteto de Cordas da OSSCA (1996-1999). Participou da Orquestra Municipal de Florianópolis (1998), da Camerata de Florianópolis (1999) e da Orquestra de Câmara do IMCARTI – Instituto de Música Canto e Arte de Itajaí (1997). Deu aulas de musicalização infantil para crianças de zero a três anos no Berçário Arcângelo (1997 – 2004).

Pedro Cury – vocal e violão
Graduando em música pela UDESC. Cursou clarinete no Center for the Musically Talented em Pittsburgh – EUA e participou da Pittsburgh Public School All Star Orchestra. Em 1999 passou a dedicar-se ao estudo do violão. Em 2008 teve passagem pela França se apresentando em Paris, Nantes, Rennes, Quimper e Toulouse.

Osvaldo Pomar – percussão
Pandeirista do grupo “Olho d’Água de choro”. Integra o grupo “Trino” e a “Felixfônica” – com quem realizou shows em Buenos Aires em 2009 e gravou trilhas do CD premiado pelo Projeto Pixinguinha da Funarte 2009. Dedica-se ao maracatu de baque-virado, tendo integrado a percussão do “Maracatu Nação Estrela Brilhante” do Recife no carnaval de 2005. Desfila há cinco anos em blocos e Escolas de Samba da capital catarinense, atuando, atualmente na bateria da Escola Protegidos da Princesa. Com o grupo poético-musical “Margem Esquerda”, fez turnê em cidades da Espanha no ano de 2008. Realizou a Circulação SESC / SC 2010 com o show “A Outra” da cantora Tereza Virginia, com quem gravou CD e DVD “Aluada”, prêmio Elisabete Anderle da FCC. É professor de percussão do projeto “Música para Todos” na SCAR de Jaraguá do Sul / SC e da Escola Livre de Música Compasso Aberto onde atua no Projeto “Educando Através da Música Brasileira”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img