16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Crise será o tema do Fórum Mundial de Turismo em Florianópolis

spot_img

Crise será o tema do Fórum Mundial de Turismo em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento, que ocorre em maio, reunirá principais nomes do setor

O Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC) divulgou o tema e dois parceiros do seu próximo congresso global, a ser realizado no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, nos dias 15 e 16 de maio.

O evento reunirá os principais nomes do setor, incluindo donos de grandes redes hoteleiras e de companhias aéreas e de transporte marítimo, além de dirigentes de empresas da área da alimentação e de cartões de crédito.

O tema escolhido, Parcerias Reais — Energizando Economias, foi apresentado em reunião organizada para cem convidados na residência do embaixador do Brasil em Lisboa, na semana passada. Além deste, outros 19 eventos promoverão o Global Travel & Tourism Summit de Santa Catarina em diversos mercados do mundo.

— Não há dúvida de que a Indústria de Viagem e Turismo estará enfrentando desafios significativos no ano à frente — advertiu o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten.

Baumgarten também comentou as estimativas prévias do impacto econômico do Turismo em 2008 e 2009:

— A deterioração no ambiente macroeconômico e a desaceleração do mercado nos indicadores mensais da atividade turística nos últimos meses de 2008 resultou numa curva mais pronunciada do setor do que o imaginado em janeiro de 2008. Nossas estimativas preliminares indicam que o PIB de Viagem e Turismo aumentou apenas 1% no último ano, dois pontos percentuais abaixo da na nossa previsão.

O impacto econômico global no setor de Viagem e Turismo será, porém, muito maior em 2009. O PIB do setor deve encolher este ano em torno de 3,5%, segundo o presidente do WTTC.

Para a entidade, a realização do cpngresso em Florianópolis está sendo considerada como uma parceria público-privada exemplar, que reunirá governos nos níveis nacional, estadual e municipal do Brasil e de outras partes do mundo, juntamente com líderes do setor privado de cada continente.

A companhia aérea portuguesa TAP e os Correios foram confirmados como parceiros do congresso. Outra empresa que que pode ser anunciada nos próximos dias é a Petrobras. Segundo os representantes do trade turístico presentes no evento em Lisboa, as negociações estão em estágio avançado.

As portas para realização do congresso em Florianópolis foram abertas durante o Painel RBS sobre turismo, realizado em julho do ano passado. Convidado para falar aos principais nomes do setor no Estado, Baumgarten acabou surpreendido pelo governador Luiz Henrique da Silveira, que manifestou a intenção de ter o evento na Capital.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img