19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Cuidado com os olhos no verão

spot_img

Cuidado com os olhos no verão

spot_imgspot_img


Estamos em pleno verão, então fique atento: calor, exposição ao sol, excesso de luminosidade, contato com o cloro e filtros solares podem ocasionar infecções e alergias nos olhos. Piscinas usam produtos químicos para manter a água limpa e as praias, além do sal, contêm impurezas que causam irritações, coceiras, olhos vermelhos e até conjuntivite. Tudo isso é uma ameaça para a saúde ocular.


No entanto, de acordo com o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis, práticas simples podem evitar problemas complicados. No caso das piscinas, diz ele, a primeira providência é lavar o rosto repetidas vezes para retirar o excesso de cloro e com isso evita-se a irritação e a vermelhidão na região ocular. “O cloro seca as lágrimas, deixa as pálpebras ressecadas e pode levar à Síndrome do Olho Seco, que consiste na baixa lubrificação dos olhos, problema agravado pela exposição excessiva ao vento e ao ar condicionado”, explica Ernani.


Segundo ele, chapéus e óculos adequados são essenciais para proteção. Os óculos de natação precisam ser lavados com água fresca após o uso. Outra recomendação é ficar longe dos fogos de artifício, especialmente as crianças, porque eles representam riscos consideráveis, e não só para a visão.


Quanto ao uso de preventivos, apenas nos casos de pequenas alergias deve-se recorrer ao colírio lubrificante, mas é recomendável, sempre, consultar um oftalmologista para a correta prescrição médica. “Para aproveitar bem o verão é necessário cuidar da saúde, em todos os sentidos, porque ela é um dos nossos bens mais preciosos”, concluiu o diretor do HOF.


Foto: Fernando Willadino (Dr. Ernani Garcia) 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img