20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Curso capacita profissionais para cuidar de idosos

spot_img

Curso capacita profissionais para cuidar de idosos

spot_imgspot_img

A população brasileira possui expectativa de vida de 70 anos em média. Com o número crescente de idosos no país, aumenta também a necessidade de cursos de especialização para cuidar desse público

A população mundial está vivendo mais e a média de idade vem aumentando a cada ano. Com mais expectativa de vida, os brasileiros com idade superior a 60 anos já somam mais de 17,6 milhões de pessoas. Para atender esse público com cuidados específicos e realização de atividades que os idosos não têm mais condições de realizar, a capacitação de cuidadores é cada vez mais comum.

A Unimed Grande Florianópolis oferece um curso, em parceira com a ONG Soroptimistas, Unicred e Usimed, que habilita pessoas a cuidar e proporcionar um envelhecimento mais saudável e prazeroso para quem já passou dos 60 anos. Segundo dados do Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento (CIAPE) em 2025 cerca de 15% da população brasileira será idosa. “É importante pensar nesse público e nas necessidades que ele possui. O cuidado exige preparo e conhecimento da saúde e das necessidades que esse período da vida exige”, afirma Cleci Albiero, responsável pelo curso Cuidadores de Idosos. As ações desempenhadas pelos cuidadores são principalmente de realizar atividades que o idoso não tem mais condições físicas e até mesmo psicológicas para executar.

O Ministério do Trabalho e Emprego reconhece a atividade de cuidador de idosos desde 2001 e, em Florianópolis, o curso voltado para esse público é realizado por meio de aulas práticas e teóricas. Nas aulas teóricas são abordados temas como doenças comuns no idoso, violência contra pessoas da terceira idade, higiene oral e corporal, direitos dos cuidadores, entre outros. Já as atividades práticas são desenvolvidas na Serte (Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação), Asilo Irmão Joaquim, Lar de Zulma e Santa Inês e no Hospital Universitário. O primeiro encontro será hoje (26) e o curso tem duração de sete semanas acontecendo nas segundas, terças e quartas-feiras das 18h30 às 22h. “O profissional sai capacitado para ajudar o idoso que possui ou não limitações. O curso proporciona aprender e aprimorar os cuidado e suporte visando o bem-estar e a saúde de quem irá acompanhar e, o mais importante, possibilita a entrada no mercado de trabalho”, completa Cleci.

Serviço:

O que: Curso de Cuidadores de Idosos

Quando: Início terça-feira (26)

Quanto: R$ 30,00

Onde: Auditório da Usimed

Inscrições: (48) 3216.8537

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img