19.2 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Curso de cuidadores terapêuticos: entenda a importância da capacitação nessa área

spot_img

Curso de cuidadores terapêuticos: entenda a importância da capacitação nessa área

spot_imgspot_img

Instituto Guga Kuerten oferece as aulas gratuitamente, todos os anos, e já formou 676 profissionais em 12 edições

Uma profissão cada vez mais requisitada é a de cuidador terapêutico. Profissionais especializados nessa área podem oferecer suporte e acompanhamento para crianças, adolescentes, adultos ou idosos que precisam de algum atendimento específico, seja por alguma doença, deficiência ou limitação física e sensorial. Por isso, o IGK – Instituto Guga Kuerten – oferece, desde 2008, o curso gratuito de Capacitação para Cuidadores Terapêuticos e já soma 676 pessoas formadas nesse período. Os 90 alunos inscritos nesta nova edição já começaram o curso e, depois de formados, sairão aptos para entrar no mercado de trabalho.

O Curso de Capacitação para Cuidadores Terapêuticos faz parte do Programa de Ações Especiais do IGK e conta, neste ano, com os parceiros: Genial Investimentos e Ministério Público do Trabalho. 

Cuidar é uma missão

A pessoa que necessita de cuidadores não precisa apenas de alguém que dê comida, banho e remédio nas horas certas. Os cuidadores terapêuticos são capacitados para atuar de forma humana e sensível. Os alunos do curso oferecido pelo IGK tornam-se aptos, em seis meses de estudo, a dar todo o suporte a crianças, adolescentes, adultos e idosos que precisam de algum tipo de atendimento especializado.

O Instituto Guga Kuerten compreende que a trajetória das pessoas que precisam de cuidados muitas vezes é difícil e vai além de uma companhia. O cuidador terapêutico precisa ser um grande aliado na proteção do paciente e um elo importante na vida dessa pessoa. 

Por isso, o IGK desenvolveu o curso pensando na formação deste profissional, levando em conta novas tecnologias e as melhorias na área da saúde.

Entenda mais sobre o curso de capacitação terapêutica

A pessoa que faz parte do curso do IGK de cuidadores terapêuticos passa por 16 módulos e oficinas. Todo o curso é oferecido gratuitamente pelo Instituto Guga Kuerten. 

Aulas expositivas, técnicas e exercícios de manejo, visitas em instituições ligadas à área do cuidado e até a construção de materiais adaptativos fazem parte da estratégia de ensino. 

Confira alguns temas que são abordados no curso de cuidadores terapêuticos do Instituto Guga Kuerten

– Transtornos neurológicos e transtornos psiquiátricos que exigem cuidadores terapêuticos

– Envelhecimento com qualidade de vida

– Noções sobre cuidados e promoção da saúde

– Noções de primeiros socorros

– A importância da nutrição

– Atividades corporais

Sobre o IGK 

O Instituto Guga Kuerten é uma organização sem fins lucrativos que foi lançada oficialmente em agosto de 2000. Com sede em Florianópolis (SC), o IGK apoia, prioritariamente, projetos nas áreas de educação e integração social de pessoas com deficiência e também na área do esporte como estratégia de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img