19.7 C
fpolis
quarta-feira, abril 17, 2024
Cinesystem

Curso do Laboratório de Performance da Udesc começa nesta terça-feira

spot_img

Curso do Laboratório de Performance da Udesc começa nesta terça-feira

spot_imgspot_img

Começa nesta terça-feira, 26, às 19h, mais um semestre do curso “Laboratório Permanente de Performance”. Desde 2012, o curso – que é gratuito e aberto à comunidade em geral – conta com abertura de novas turmas todo semestre, e faz parte do programa de extensão Laboratório de Performance, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Coordenado pela professora Daiane Dordete, do Departamento de Artes Cênicas, o curso terá como foco nesse semestre o tema “processos criativos da voz em performance”. Desta vez a ideia é retomar a performance “Abraço Vocal”, criada durante os encontros do primeiro semestre do laboratório do ano passado e apresentado pelos integrantes em junho de 2013 nas dependências da Udesc e na Lagoa da Conceição.

As experimentações investigarão a voz, o corpo, os objetos e o espaço na relação com o outro para a criação artística. Também haverá contextualização histórica e conceitual sobre a Performance Art, revisões bibliográficas e videográficas, além da apresentação e pesquisa de arquivos e documentos sobre o tema.

Os encontros serão semanais, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h30, na sala Dança 2, localizada no bloco de Artes Cênicas da Udesc Ceart. Aos participantes também será proposto a realização de apresentações de suas criações na Udesc e em outros espaços públicos de Florianópolis. Não é necessário realizar inscrição prévia, basta comparecer no primeiro encontro. 

Sobre o Laboratório de Performance

O programa de extensão Laboratório de Performance tem como objetivo ser um canal de formação e disseminação da Arte da Performance na comunidade acadêmica da Udesc e na região metropolitana de Florianópolis. É coordenado pela professora Daiane Dordete e tem a aluna Maíra Wiener como bolsista.

O programa possui três ações distintas:

– “Laboratório Permanente de Performance”: curso aberto à comunidade que visa estudar na prática a Arte da Performance, linguagem artística híbrida surgida na década de 1970 e que engloba procedimentos advindos das artes cênicas, visuais, música e outras;
– “Performance em foco: ciclo de palestras e workshops”: projeto de formação que oferece palestras e cursos sobre performance para a comunidade;
– “Semana Performática”: evento com apresentações de performances diversas dos participantes do curso Laboratório Permanente de Performance.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img