19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Curso Monitorando o Diabetes abre nova turma nesta segunda-feira (16)

spot_img

Curso Monitorando o Diabetes abre nova turma nesta segunda-feira (16)

spot_imgspot_img

Informação ajuda no tratamento do diabetes em Florianópolis.

Considerada pela ONU como uma ameaça global, o diabetes atinge cerca de 5 milhões de brasileiros. Um dos problemas dos diabéticos é a falta de informação. Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros não sabem que possuem a doença, e muitos ainda não têm as informações necessárias para o tratamento. Devido a esse fato, empresas investem na saúde de seus clientes e funcionários explicando o tratamento, os cuidados e, principalmente, o que é a doença.

A Unimed Grande Florianópolis inicia nova turma do Curso Monitorando o Diabetes nesta segunda-feira (16). Desenvolvido pela área de Medicina Preventiva o objetivo dos encontros é fornecer informações sobre o diabetes, além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes e contribuir para a adoção de um estilo de vida saudável. O curso destina-se a portadores de diabetes e familiares, sendo totalmente gratuito. Os encontros acontecem durante quatro segundas-feiras, das 15h às 17h, no auditório da Usimed, no centro da Capital.
No primeiro encontro será discutido o auto cuidado com DM e cuidados específicos com os pés, com uma enfermeira e podóloga. A adesão ao tratamento é tema do segundo encontro ministrado por endocrinologista. Alimentação saudável com nutrólogo e Qualidade de Vida são os assuntos do terceiro e quarto dia, respectivamente.

Sobre a doença – O diabetes é uma doença diagnosticada quando o corpo produz em pouca quantidade ou não produz insulina. Esse hormônio atua no organismo ajudando no transporte da glicose do sangue para as células, e no momento em que seu funcionamento não é adequado, ocorre um depósito de glicose no sangue, o que ocasiona a doença.

O médico clínico Iberê do Nascimento afirma que os sintomas mais comuns do diabetes são perda de peso, cansaço, sede, necessidade de urinar com freqüência e visão turva. Agravados, esses sintomas podem causar cegueira, problemas no coração, nos pés, nas artérias e veias. A doença é a maior causa de amputação não-traumática em membros inferiores e também de cegueira adquirida. Cerca de 2/3 dos indivíduos com doença renal crônica são portadores de diabetes, assim como 1/4 dos pacientes internados em Unidades Coronarianas.

Serviço:

O que: Curso Monitorando o Diabetes
Quando: inicio no dia 16 de novembro e os encontros são todas as segundas-feiras, das 15h às 17h
Onde: Auditório da Usimed, Av. Rio Branco, 828/ Centro- Florianópolis/SC

Mais informações no Departamento da Medicina Preventiva pelos telefones 0800 48 3500 ou pelo e-mail medicinapreventiva@unimedflorianopolis.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img