19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Custo com insumos eleva CUB de março na construção civil

spot_img

Custo com insumos eleva CUB de março na construção civil

spot_imgspot_img

Crescimento acumulado nos últimos 12 meses chega a 3,16% para imóveis residenciais. Presidente diz que previsão é de estabilidade

O Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB/m²) de Santa Catarina registrou um aumento de 0,07% para o residencial médio, e 0,06% para o comercial médio no mês de março (dados de fevereiro). O aumento, ainda tímido, é um reflexo na movimentação dos custos dos materiais. Os maiores aumentos foram na emulsão asfáltica impermeabilizante (1,54%) e nos tubos de pvc para esgoto (1,42%). Já as maiores quedas foram nos disjuntores (-0,52%), nas chapas de compensado plastificado (-0,42%), no aço e no concreto.

O crescimento acumulado nos últimos 12 meses foi de 3,16% para o residencial médio, e de 2,75% para o comercial médio. Os valores refletem uma descompressão significativa dos custos quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que viu uma expansão de 9,28% no acumulado de 12 meses para o residencial médio, e de 9,34% para o comercial médio. 

Segundo o presidente do Sinduscon, Marco Alberton, os números indicam que há uma tendência de estabilidade nos próximos meses. “Alguns insumos estão em alta, mas com a queda de outros o equilíbrio deve se manter”, disse.

O Custo Unitário Básico (CUB/m²) possui em sua composição quatro grandes grupos de insumos, sendo eles: Materiais, Custos Administrativos, Equipamentos e Mão de Obra.  Os Materiais apresentaram variação de 0,06%, Custos Administrativos de 0,15%, Equipamentos de 0,69%, e a Mão de Obra de 0,06%, na composição do CUB/m² residencial médio. Dos itens mencionados, o de maior peso continua sendo a mão de obra, com participação de 58,32%, seguido pelos materiais com participação de 39,34%.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img