23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Custo de vida em Florianópolis registra a maior alta dos últimos vinte meses

spot_img

Custo de vida em Florianópolis registra a maior alta dos últimos vinte meses

spot_imgspot_img

O Índice de Preços ao Consumidor (custo de vida) em Florianópolis registrado no mês de janeiro chegou a 0,97%. Essa foi a maior alta dos últimos vinte meses, abaixo apenas do índice apurado em abril de 2011, que foi de 1,04% de aumento.

O índice de janeiro deste ano é 0,09% superior se comparado com o mesmo período do ano passado (em janeiro de 2012, o índice foi de 0,88%). Já em relação ao mês anterior, que registrou aumento de 0,53%, a elevação foi de 0,44%.

O acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,62%. Os dados para o índice de janeiro de 2013 foram coletados entre 2 e 28 do mês. O relatório mensal e a série histórica do IPC podem ser conferidos no portal da Udesc Esag.

Serviços

O número atual é resultado da elevação de 4,09% nos itens de serviços, com reajuste para as empregadas domésticas, mensalidades escolares e serviços de cuidado pessoal.

Também houve aumento nos grupos de produtos não alimentares (1,67%), em especial nos cigarros (9,65%), e nos alimentos (0,75%), com destaque para a laranja lima (8,53%), o morango (8,39%) e a couve flor (6,45%).

O único grupo que não registrou alta no mês foi o de Serviços Públicos, com baixa de 3,96%, consequência da redução de 18,48% nas tarifas de energia elétrica.

Entenda o índice

O Índice de Preços ao Consumidor de Florianópolis é calculado desde 1968 pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em trabalho coordenado pelo professor Hercílio Fernandes Neto.

Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc/Esag.

A divulgação do Índice de Custo de Vida é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio de convênio firmado com a Udesc em 2007.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img