23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Custo de vida em Florianópolis tem alta pelo terceiro mês consecutivo

spot_img

Custo de vida em Florianópolis tem alta pelo terceiro mês consecutivo

spot_imgspot_img

A alimentação foi, pelo terceiro mês consecutivo, a responsável pelo aumento do custo de vida em Florianópolis, registrando alta de 0,6% em novembro. Com a nova elevação de preços, o custo de vida total na Capital no mês de novembro marcou 0,51% de aumento.

Os dados foram calculados entre 1 e 30 de novembro de 2013 pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio de convênio firmado entre as instituições.

Confira aqui o Relatório Mensal do Custo de Vida em Florianópolis. 

Comparativo com os meses anteriores

Os destaques negativos no último mês foram o aumento de 1,49% nos produtos industrializados e 0,74% nas refeições fora do lar. A elevação só não foi maior neste grupo, porque os produtos de elaboração primária e os hortifrutigranjeiros apresentaram redução em seus preços, respectivamente 0,68% e 0,63%.

O resultado foi 0,08 ponto percentual inferior ao apurado em outubro (0,59%). Já em comparação com novembro de 2012 (que registrou alta de 0,37%), o aumento foi de 0,14 ponto percentual. O acumulado dos últimos doze meses ficou em 6,07% e a alta no ano, em onze meses, totalizou 5,51%.

Em novembro, o grupo produtos não alimentares, também apresentou uma elevação de 0,59%, consequência dos aumentos nos artigos de limpeza (4,73%), vestuário (0,7%), aparelhos eletrônicos (0,36%) e artigos de cama, mesa e banho (0,32%). Os preços dos serviços públicos e dos outros serviços permaneceram estáveis.

Sobre o índice

É calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img