De graça, mediação na mostra “Sintomas do Agora” ativa prática artística

VariedadesDe graça, mediação na mostra “Sintomas do Agora” ativa prática artística

Casa dos Açores Museu Etnográfico, em Biguaçu, fecha para reforma estrutural e deve reabrir no primeiro semestre de 2027

Casarão administrado pela FCC fecha a partir desta quarta (4) para obras elétricas, hidráulicas, de telhado e de acessibilidade; oficinas e pesquisa seguem no espaço.

Festival Tambores do Axé leva “Uma Noite de Magia” a Biguaçu no dia 14 de novembro e abre o centenário de Mãe Hilca D’Iansã

Edição do festival reúne sete atrações no Centro de Eventos Fenix, sábado (14), às 21h, com arrecadação de alimentos para a Escola Pan-Africana Olodum Sul.

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

Compartilhe

Com o recorte da imagem da obra “Samaúma” (2016), de Miguel Penha, artista com ancestralidade indígena, autor de uma gramática única na pintura brasileira, o Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), propõe um Sábados com Arte neste sábado, dia 27, entre 14 e 16 horas, uma prática artística com acesso gratuito, mediante inscrição prévia. A proposta “Floresta do Impossível”, que consiste em visita mediada e atividade de ateliê, integra-se ao tema Museus e Mudanças Climáticas, da 19ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Ministério da Cultura (MinC).

A intenção da prática é provocar uma reflexão sobre o tema à luz da mostra em cartaz “Sintomas do Agora”. A ação envolve a mediação sobre o conceito curatorial que reúne 48 obras, dois mapas e artefatos marajoaras para seguir com uma atividade criativa no Ateliê de Imersão. Os materiais artísticos são disponibilizados pelo instituto. Além da inscrição prévia é preciso que menores de 14 anos estejam acompanhados do início ao fim por um responsável.

“Floresta do Impossível” propõe conceber uma floresta que nasce do encontro entre a natureza e a imaginação. Como pensar algo que não é somente dado, mas concebido também como criação a partir da sensibilidade, escuta e cuidado? Em busca de respostas, parte-se de uma saída exploratória na praça em frente ao instituto para recolher materiais como folhas, flores caídas, galhos, sementes, etc. A coleta aciona um outro modo de olhar e se conectar com o ambiente. Após, no Ateliê do instituto, na disponibilização dos materiais, os elementos serão combinados numa composição artística, possibilitando a construção singular e híbrida do impossível.

A iniciativa conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Ibagy, Corporate Park e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Serviço

O quê: Sábados com Arte – Floresta do Impossível

Quando: 27.9.2025, 14h às 16h

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

Público-alvo: famílias, grupos de amigos, interessados. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável

Inscrição prévia no link: https://forms.gle/n27pF3xf7epKN1Tv6

Serviço

O quê: exposição “Sintomas do Agora”, curadoria de Francine Goudel

Quando: até 14.11.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

Saiba Mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

educativo@institutocollacopaulo.com.br

Teaser 2025

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio

Sesi

Apoio Cultural

Ibagy, Corporate Park e Paradigma Cine Arte

Patrocínio

Esse projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91

Foto: Sintomas, mediação, Neim Mateus de Barros. Créditos: Julia Heidmann