12.6 C
fpolis
quinta-feira, junho 30, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

DEPUTADO PROTOCOLA PROJETO PARA DISPENSAR USO DE MÁSCARAS PARA CRIANÇAS NAS ESCOLAS

DEPUTADO PROTOCOLA PROJETO PARA DISPENSAR USO DE MÁSCARAS PARA CRIANÇAS NAS ESCOLAS

spot_imgspot_img

O deputado Bruno Souza (NOVO) apresentou Projeto de Lei que dispensa o uso de máscara para as crianças nos estabelecimentos de ensino de Santa Catarina, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nas escolas é obrigatório o uso de máscaras de proteção individual, por todos os alunos a partir dos 12 anos de idade. Mas, de acordo com a nova proposta, fica dispensado o uso de máscaras para crianças de até 6 anos de idade.

Já para estudantes entre 6 e 11 anos orienta-se que o uso seja dispensado nas regiões de risco moderado e alto. Nas regiões de risco grave e gravíssimo o uso será definido por decisão do estabelecimento de ensino, considerando fatores como a habilidade das crianças do uso adequado das máscaras, a possibilidade de troca ou lavagem das peças quando necessário, o impacto do uso das máscaras no aprendizado e desenvolvimento psicossocial.

A norma estabelece ainda que alunos com transtorno do espectro autista ou com quaisquer deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara, a obrigação será dispensada, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital, de acordo com Lei n. 14.019/2020.

Além disso, o Projeto de Lei prevê que o uso de máscaras fica dispensado em ambientes abertos, como pátios e quadras de esporte, durante o exercício de atividades físicas, respeitado, sempre que possível, o distanciamento de 1 metro, bem como limitado o número de crianças na atividade.

O projeto de lei leva em consideração a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que crianças abaixo de 5 anos não deveriam usar máscaras, e que até os 11 anos a obrigação de uso deve ser definida de acordo com diversos fatores, como o grau de contágio da região. Em Santa Catarina, atualmente, não há nenhuma região em risco grave e gravíssimo.

O próprio Centro De Informações Estratégicas De Vigilância em Saúde de Santa Catarina – Cievs, por meio de Parecer Técnico de outubro de 2021, também recomendou a atualização do uso das máscaras para as crianças, de acordo com os termos da OMS, o que foi ignorado na nova normativa do Governo Estadual.

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais