18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Destaque das Bienais apresenta o melhor da arquitetura latino-americana em Florianópolis

spot_img

Destaque das Bienais apresenta o melhor da arquitetura latino-americana em Florianópolis

spot_imgspot_img

Mostra é promovida pela AsBEA, que revitalizou sala Lindolf Bell no CIC

Alguns dos mais importantes projetos da arquitetura latino-americana – e uma mostra coletiva de trabalhos catarinenses – poderão ser conferidos a partir deste sábado (20.03), na segunda edição da mostra Destaques das Bienais, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento, gratuito, é promovido pela pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, seccional Santa Catarina (AsBEA/SC) e é dividido em uma exposição coletiva – mostrando os projetos catarinenses apresentados nas bienais de Buenos Aires e São Paulo, em 2009 – e outra individual, na qual se destacam trabalhos do escritório franco-braisleiro Tryptik e de profissionais premiados como o colombiano Laureano Forero, o argentino Roberto Converti, o brasileiro Ângelo Bucci, entre outros.

Além de promover a Mostra, a AsBEA revitalizou a sala Lindolf Bell, que passa a ser um novo local para eventos de arte e cultura na capital catarinense. “Florianópolis não tinha um espaço adequado para apresentação de exposições de arquitetura. Em contrapartida, poderemos realizar duas mostras anuais no espaço”, explica Giovani Bonetti, presidente da entidade. “A produção regional é muito forte mas esta é apenas a quinta exposição sobre arquitetura ao longo de uma década em Santa Catarina”, observa Vicente Wissenbach, curador da exposição.

Vida e ócio – O conceito “vita et otio” (“vida e ócio”) agrega dezenas de projetos arquitetônicos e intervenções urbanas em Santa Catarina, voltados para o turismo e o lazer. Estas obras exemplificam as duas principais fontes da arquitetura do litoral catarinense: as raízes culturais luso-açorianas e a arquitetura contemporânea, sob uma ótica local. Nas palavras do arquiteto André Schmitt, autor de alguns destes trabalhos, “esta exposição inaugura uma nova discussão sobre a qualidade da produção da arquitetura e das intervenções espaciais no litoral catarinense”.

Ciclo de Palestras – A mostra individual terá projetos que diferenciam algumas das principais tendências sul-americanas: os waterfronts e a revitalização urbana de Roberto Converti, a arquitetura funcional do chileno Cristián Boza, a ecossustentabilidade de Leiko Motomura e os arrojados projetos de Ângelo Bucci, entre outros. Os quatro profissionais estarão em Florianópolis no dia 25/03, participando do ciclo de palestras “Destaques das Bienais”, no auditório da reitoria da UFSC, a partir das 14h.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img