Medalha Virgílio Várzea, a mais alta condecoração concedida pela cidade, será entregue pela atuação da entidade no desenvolvimento do turismo
Pela sua atuação no desenvolvimento do turismo ao longo de 20 anos, o Destino Floripa & Região receberá, na passagem de aniversário de 351 anos de Florianópolis, a Medalha Virgílio Várzea. A mais alta condecoração concedida a pessoas físicas e jurídicas da Capital, pela Câmara Municipal de Vereadores, será entregue nesta quinta-feira (21/3), às 19h, em solenidade na sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).
A honraria será recebida pelo presidente do Destino Floripa, Mario Costa Junior. “É um reconhecimento à relevância do trabalho em todos esses anos e é muito especial para mim, com formação como guia de turismo, recebê-lo em nome da entidade que atua como divulgadora da cidade”, afirma o presidente, lembrando que o escritor nativo Virgílio Várzea e suas obras são referência sobre a Ilha e seus bairros para estudiosos, pesquisadores e historiadores.
A justificativa da proposição, apresentada pela vereadora Manu Vieira e tornada lei pelo Legislativo municipal, destaca o trabalho do Destino Floripa na atração de visitantes e na realização de eventos, “contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento socioeconômico da região metropolitana de Florianópolis”. “Essa movimentação impulsiona a economia local, gerando empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Os eventos captados pelo Destino Floripa não apenas geram receitas para os empreendedores locais, mas também promovem a cultura e a identidade da região, atraindo ainda mais visitantes no futuro”, destaca o documento.
Segundo dados mais recentes da Santur, somente de janeiro a abril de 2023, Florianópolis arrecadou R$ 33,267 milhões em ICMS, correspondendo a 24,81% de todo o imposto contabilizado pelo Estado no período e representando o dobro do recolhimento apurado em Balneário Camboriú, outro destino turístico altamente procurado (R$ 16,612 milhões) – um dado essencialmente inflado pela movimentação turística.
Somente nos últimos meses o Destino Floripa atuou na captação de 10 grandes eventos para 2024 e 2025, com público acima de 3 mil pessoas cada um, participou diretamente da abertura de novas rotas de voos entre Florianópolis e destinos do Mercosul, e internacionalizou as suas ações, estando presente em todas as principais feiras de turismo do mundo. Também realizou sete press trips com jornalistas e influenciadores nacionais e internacionais, incluindo europeus, com foco nas potencialidades da região o ano todo – turismo de lazer, de experiência, cultural e gastronômico estiveram nos roteiros.
Foto Destino _ Mário Costa Junior: crédito Fabrício Almeida
Legenda: A honraria será recebida pelo presidente do Destino Floripa, Mario Costa Junior
Foto Destino Floripa Encatho: crédito Divulgação
Legenda: A medalha será entregue ao Destino Floripa & Região devido a atuação da entidade no desenvolvimento do turismo. Trabalho realizado, por exemplo, com a participação em eventos como Encatho & Exprotel, o maior evento da hotelaria e do turismo no Sul do Brasil