23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Desvio do elevado Rio Tavares é liberado e diminui filas na região

spot_img

Desvio do elevado Rio Tavares é liberado e diminui filas na região

spot_imgspot_img

Foi liberado na manhã desta segunda-feira, 21, o desvio do elevado do Rio Tavares, que segue em construção. Com a ação foram beneficiados todos aqueles que seguem no sentido Rio Tavares rumo ao Centro e Lagoa da Conceição rumo ao Centro. Quem segue no sentido contrário continua com o mesmo trajeto, da mesma forma de quem segue no sentido Campeche/Centro.

A obra tem investimento de R$ 15 milhões para o elevado e R$ 17 milhões para desapropriação. A previsão de entrega é para novembro de 2016.

A obra

O elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas.

A estrutura terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas de profundidade (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto.

Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metros de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada.

O que já foi realizado

Na primeira etapa do projeto foram realizadas as prospecções arqueológicas na área com a confirmação da existência de um sambaqui logo na primeira perfuração. Por isso, os trabalhos do arqueólogo Osvaldo Silva tiveram que acontecer em paralelo à obra, por meio de escavações manuais dos materiais remanescentes ainda subsistentes e o salvamento arqueológico.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img