15.3 C
fpolis
domingo, agosto 14, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Devotos se preparam para Procissão do Senhor dos Passos

spot_imgspot_img

Devotos se preparam para Procissão do Senhor dos Passos

spot_imgspot_img

Evento que é símbolo de fé e história há 244 anos em Florianópolis, ganha força após tragédias que ocorrem no Estado

Recheada de devoção e história, a Procissão do Senhor dos Passos de 2009 tem um motivo a mais para levar milhares de pessoas às ruas da capital catarinense. Os desastres ambientais que abalaram o Estado nos últimos meses e promoveu a solidariedade das pessoas, deverá se juntar à fé dos religiosos durante as ações de penitência da Quaresma.

O tradicional roteiro religioso da Capital catarinense de devoção à imagem Senhor dos Passos inicia no próximo dia 22 em Florianópolis com missas ao Santíssimo Sacramento. No decorrer das atividades, crianças, jovens a adultos serão incentivos a interagirem juntos em torno da imagem de Senhor dos Passos, que data do século XVIII.

Na mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, quatro momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos na quinta-feira; a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, quando membros da irmandade e populares transportam até a Catedral os utensílios que serão utilizados à noite, sábado a noite a Procissão da transladação das Imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e no domingo a tarde a Procissão propriamente dita que consagra o final dos festejos.

Este ano a Irmandade do Senhor dos Passos apresenta aos fiéis e turistas quatro novidades: mil garrafas de Água Benta serão entregues aos participantes a partir de quinta-feira, 26 de março, após a Lavação da Imagem, outra tradição da irmandade que é a produção de velas, tochas e lanternas que são utilizadas durante a Procissão, ganhará a partir deste ano um adereço, um suporte de vidro para que os fiéis possam carregar com mais segurança suas velas, para que não ocorram acidentes durante o percurso. Esse adereço será comercializado nos dias da Procissão ao valor de R$ 3,00. E a terceira novidade é que com o intuito de resgatar a participação dos jovens nesse evento, foi criada uma ala Jovem na Procissão, que sob coordenação de alguns grupos de jovens, utilizarão camisetas, com as cores da Irmandade e com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações. E a última novidade é que na semana que antecede os rituais serão realizadas missas todos os dias na Capela Menino Deus.

História

Há 244 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino ao Rio Grande do Sul, ter atracado em Santa Catarina trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004.

Segue a programação da Procissão do Senhor dos Passos:

Dia 26/03

09h – Missa e Administração do Sacramento da unção dos Enfermos

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 27/03

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 28/03

07h30 – Missa e Procissão do Carregador

17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos da Capela Menino de Deus para Catedral

21h30 – Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para Catedral

Dia 29/03

09h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Dia 30/03

8h30 – Missa Ação de Graças

spot_img

Leia mais