20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Dia das Bruxas e o lançamento do livro “Bruxolívia, a bruxa boa”

spot_img

Dia das Bruxas e o lançamento do livro “Bruxolívia, a bruxa boa”

spot_imgspot_img

Editora de livros da capital catarinense faz live de lançamento de livro infantil, que resgata o conhecimento de que as bruxas, na verdade, são mulheres sábias

Além de uma cultura tradicional norte-americana, o Dia das Bruxas (ou Halloween) também ganha destaque no Brasil. Fantasias de chapéu pontudo, narizes com verrugas, caras aterrorizantes, cores fortes e escuras, tudo isso e mais tantos outros elementos reforçam o estigma de que as bruxas são más, quando, na verdade, elas são boas. E é exatamente essa reflexão que o livro infantil “Bruxolívia, a bruxa boa” sugere para crianças de todas as idades. Para isso, no próximo domingo (31/10), a Frida Editora, de Florianópolis, vai fazer uma live de lançamento do livro, com a participação da escritora, Nicole Steffens Spohr, e da ilustradora Michele Rocha. 

A parceria entre as duas surgiu a partir de um convite de Nicole, durante os tempos de isolamento social, intensificando em Michele sua reconexão com a arte e a oportunidade de realizar um sonho antigo: participar da criação de um livro para os pequenos. Michele conta, ainda, que vai ser muito bacana lançar um livro sobre bruxas na famosa Ilha da Magia, que não tem esse apelido por acaso. Afinal, as lendas, trazidas pelos açorianos, contam que as bruxas foram as primeiras habitantes da Ilha, histórias que o antropólogo Franklin Cascaes fez questão de reunir em um de seus livros. “Acho que vai deixar o nosso livro com o toque de magia que ele precisa”, brinca a ilustradora. 

De acordo com a autora, o “Bruxolívia…” faz uma homenagem a todas as mulheres curandeiras, benzedeiras e parteiras que vieram antes e foram violentadas ou mortas por conta da ignorância dos homens que, entre os séculos XIV e XVII, consideravam perigosas as mulheres que tinham conhecimentos sobre as ervas, o corpo, os ciclos, as estações e as práticas naturais de cura. Naquela época, as bruxas, como ficaram conhecidas essas mulheres, não somente eram consideradas más, como também culpadas por toda sorte de doenças e desastres naturais. 

Nicole explica que nos últimos anos o movimento de resgate da bruxa como mulher sábia, boa e a serviço da humanidade, está ganhando força. A pesquisadora italiana Silvia Federici, inclusive, observa que o fenômeno político de caça às bruxas destruiu crenças e práticas femininas que eram incompatíveis com a disciplina do trabalho capitalista. “Compartilhar o conhecimento dessas mulheres e seguir praticando a arte do cuidado por onde quer que andemos são algumas das formas de honrar essa sabedoria e o trabalho que vem sendo feito desde então”, reforça Nicole. 

As ilustrações femininas e de cores intensas criadas por Michele, unem-se perfeitamente com a mensagem do livro, mostrando que as pessoas que respeitam os ciclos da vida, cuidam de si mesmas e dos outros, inclusive com plantas, têm o papel de espalhar o amor e são, na verdade, bruxas modernas. 

A live de lançamento será no próximo domingo (31), Dia das Bruxas, no Instagram da Frida Editora. É possível adquirir o livro no site: falafrida.com.br/emporiodasfridas/

SERVIÇO

O que: Live de lançamento do livro “Bruxolívia, a bruxa boa”

Quando: 31 de outubro de 2021 – Dia das Bruxas

Horário: 20h

Onde: no Instagram @fridaeditora 

Comprar o livro: falafrida.com.br/emporiodasfridas/

Valor: R$49

Redes sociais: @mirockarte e @fridaeditora

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img