24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Dia de festa para o esporte catarinense

spot_img

Dia de festa para o esporte catarinense

spot_imgspot_img

Será feita nesta segunda-feira (19) duas grandes homenagens a desportistas catarinenses. O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte e a Comenda do Mérito Desportivo serão entregues, no Hotel Cambirela, em Florianópolis, às 19h30min, a personalidades e entidades que tiveram destaque no meio esportivo em 2008 e que marcaram a trajetória do esporte catarinense.

Criado em 1994 pelo CED – Conselho Estadual de Desportos de Santa Catarina, a Comenda do Mérito Desportivo já homenageou 104 atletas e entidades. Em 2007 entregou ao governador Luiz Henrique da Silveira e ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, a medalha de “Gran Mérito Desportivo”, além de ter feito uma homenagem especial ao tenista Gustavo Kuerten, no ano 2000. Visando enaltecer desportistas e personalidades que contribuíram para escrever a história do esporte catarinense, este ano a comenda será entregue a Emanuel Martins, Gerson Luiz Joner da Silveira, Luiz Carlos Martins, Nilton Pereira, Waldemar Tiago – In Memorian, Walmor Gomes Soares e a Sociedade Desportiva Vasto Verde.

O Troféu Gustavo Kuerten inicia sua história homenageando três atletas e duas entidades, são eles: melhor atleta 2008, Marcos Vicente dos Santos, do futebol; a atleta-revelação é Bianca Mafra, do Karate; e o melhor técnico esportivo é Paulo Silas do Prado Pereira, do futebol; a melhor entidade esportiva é a Fundação Municipal de Desportos, de Blumenau; e a melhor equipe de 2008 é o Avaí Futebol Clube.

Instituído em 2008, por meio do decreto nº 1.279, de 16 de abril de 2008, pelo governador Luiz Henrique da Silveira o Troféu é uma premiação criada pelo governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fesporte e CED. O objetivo é agraciar atletas e instituições que se destacaram durante o ano e segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel é um marco na história do esporte catarinense. “O desporto do Estado celebra o momento mais importante de sua história, no que diz respeito às políticas de incentivo e desenvolvimento, tanto de atletas quanto de equipes e instituições esportivas”, afirma.

A escolha dos melhores para o Troféu Gustavo Kuerten foi feita, primeiramente, através de votação popular e aberta, realizada pela internet, as votações encerraram em novembro. A lista dos mais votados foi entregue ao Conselho Estadual de Desporto que elegeu o finalista em cada uma das cinco modalidades. Os eleitos receberão das mãos do tenista Gustavo Kuerten o troféu que leva seu nome e que foi confeccionado pela artista plástica Berenice.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img