18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Dia Internacional da Mulher – Respeito é o melhor presente que você pode dar a elas

spot_img

Dia Internacional da Mulher – Respeito é o melhor presente que você pode dar a elas

spot_imgspot_img

Por Carmelo Cañas , editor do DeOlhoNaIlha

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é sempre marcado por lindas e merecidas homenagens. As redes sociais ficam cheias de frases inspiradas e inspiradoras, mães ganham flores, colaboradoras recebem um agrado da empresa… enfim, por um dia as mulheres recebem uma dose extra de carinho e atenção que destaca o quanto elas são queridas e indispensáveis.

O problema é que passado esse dia especial, tudo volta ao normal, e o que a sociedade considera normal muitas vezes é pouco respeitoso com as mulheres. Basta ver o número assustador de feminicídios, ou os inúmeros casos de violência doméstica. O mesmo homem que no 8 de março deu flores, muitas vezes gosta mesmo é de abusar da sua força física e dar porrada.

E não é apenas em casos extremos que o desrespeito fica evidente. Muitas vezes no mercado de trabalho ou em pequenas coisas do cotidiano, elas ainda passam por situações constrangedoras que mostram o quanto ainda é preciso avançar para que homens e mulheres convivam em harmonia, de forma justa para todos.

É claro que as coisas estão melhorando. As mulheres cada vez mais estão conquistando respeito e ocupando cargos de liderança. A impunidade está deixando de ser a regra quando o assunto é agressão (física ou sexual) contra elas. Mas a caminhada ainda é longa e o Dia Internacional da Mulher deve servir para reflexão sobre as transformações possíveis em um cenário muitas vezes intolerante.

Portanto, se você estiver em dúvida sobre qual presente dar a uma mulher neste dia 8 de março, ofereça respeito, não apenas hoje, mas em todos os outros dias do ano.  

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img