15.9 C
fpolis
sexta-feira, agosto 12, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Dia Mundial da Saúde Ocular é comemorado neste domingo (10) 

spot_imgspot_img

Dia Mundial da Saúde Ocular é comemorado neste domingo (10) 

spot_imgspot_img

  Segundo especialistas, 60% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados 

O que era para ser mais um momento de confraternização entre amigos se transformou em angústia. A catarinense Suzana Adriano, de 49 anos, mergulhou na piscina com as lentes de contato, contraiu uma bactéria no olho direito e perdeu a visão.

O drama, no entanto, começou quando Suzana decidiu trocar os óculos por lentes e não se importou com a procedência do produto, nem se informou como deveria utilizá-lo corretamente. Foi este o erro. 

Dias depois do mergulho na piscina, ela chegou  ao Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) com uma mancha branca na região e com uma coceira muito forte. “Três meses depois, com tratamento diário, recuperei a visão e a minha vida normal”, conta. Faltou pouco para precisar um transplante de córnea. 

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há 1,2 milhões de cegos no país – destes, 26 mil são crianças. O mais alarmante é que, em média, de acordo com o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do HOF, 60% dos casos poderiam ter sido evitados. Para alertar a população, neste dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. 

Quem tem uma visão perfeita quase não se atenta aos cuidados da sua saúde ocular e só procura o oftalmologista quando surge algum incômodo. Muitas vezes, em tempo de iniciar o tratamento e superar o problema, mas em outras é tarde demais. 

“Eu tirei uma lição muito grande dessa história e quero compartilhar com outras pessoas para que elas não passem pelo que passei: procure sempre um oftalmologista especializado, compre os produtos de melhor qualidade, vá atrás das informações e cuide da sua saúde ocular porque perder a visão é desesperador”, finaliza Suzana.  

Muitas doenças oculares são silenciosas, ou seja, quando são perceptíveis, já estão em estágio avançado. Por isso, é importante realizar os exames regularmente porque, se descobertas e tratadas precocemente, a chance de cura é maior. Além das consultas, de acordo com Dr. Ernani, alguns cuidados podem fazer a diferença na prevenção. “Evite coçar os olhos, pois além dessa prática causar trauma, as mãos nem sempre estão limpas; cuide das suas lentes de contato; remova a maquiagem antes de dormir; evite a exposição dos olhos ao sol;  utilize colírios somente quando necessário e com prescrição médica; e em caso de dúvida ou acidente procure um especialista”.

 

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais