25.4 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Dia Mundial do Câncer: pesquisas clínicas revolucionam tratamento e abrem novas oportunidades para pacientes em Santa Catarina 

spot_img

Dia Mundial do Câncer: pesquisas clínicas revolucionam tratamento e abrem novas oportunidades para pacientes em Santa Catarina 

spot_imgspot_img

No próximo dia 4 de fevereiro, quando diversas organizações ao redor do mundo voltarão suas atenções para o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o Centro de Pesquisa e Ensino em Saúde de Santa Catarina (CEPEN SC) destaca a importância das pesquisas clínicas como instrumento crucial na luta contra o câncer.

“Ao longo dos anos, conduzimos mais de 200 protocolos de pesquisa, trazendo avanços significativos para o tratamento do câncer e beneficiando milhares de pacientes.Através de diversos eventos científicos locais e estaduais, contribuímos para o aprimoramento profissional e disseminação do conhecimento na área”, destaca Jaisson Bortolini, médico hematologista e vice- presidente do CEPEN.

Atualmente, o CEPEN está liderando seis estudos clínicos nas áreas de Oncologia e Onco-Hematologia, incluindo câncer gástrico, de pulmão, linfoma folicular ou de zona marginal, GIST, mieloma múltiplo e mielofibrose. Pacientes diagnosticados com essas doenças têm a oportunidade de participar de pesquisas clínicas e receber tratamentos inovadores, desde que atendam a critérios específicos para cada estudo.

“Estamos oferecendo oportunidades significativas para pacientes com essas doenças, proporcionando opções de tratamento muitas vezes indisponíveis no Sistema Público de Saúde ou no sistema privado. Nossos estudos são globais, ocorrendo em vários lugares do mundo simultaneamente, com objetivos claros de avaliar a eficácia e segurança de novos medicamentos em comparação aos tratamentos já utilizados na prática clínica”, enfatiza o médico Jaisson Bortolini, hematologista e vice-presidente do CEPEN.

Números 

No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se a ocorrência de 704 mil novos casos anuais no triênio 2023-2025. Os cânceres de pele não melanoma lideram as incidências (31,3% do total), seguidos pelos de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Em Santa Catarina o número previsto é de 118 mil novos casos de câncer até 2025, sendo os três principais tipos: câncer de mama feminina, câncer de próstata e casos de câncer do cólon e reto.

Sobre o CEPEN

Fundado em 1998, o CEPEN desempenha um papel essencial na busca de tratamentos contra o câncer por meio da realização de estudos clínicos em Santa Catarina. Com mais de 200 protocolos de pesquisa tratados ao longo dos anos, a instituição tem contribuído significativamente para avanços no tratamento do câncer, beneficiando milhares de pacientes.

Mais informacoes em: www.cepen.org.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais