24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA

spot_img

DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA

spot_imgspot_img

Doença é uma das principais causas de cegueira, mas pode ser evitada se descoberta a tempo

 

Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, nesta quarta-feira (26) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.  Embora não tenha cura, o glaucoma tem tratamento e, quanto antes for detectado, melhor será o resultado final. Ele pode ser tratado com colírios ou com cirurgia.

 

O glaucoma atinge cerca de 65 milhões de pessoas no mundo e é causa de cegueira total em 4,5 milhões. No Brasil, de cada 100 pessoas, duas delas sofrem com a doença.

 

Causado pela elevação da pressão intraocular e sem sintomas claros, o glaucoma é a uma das principais causas da perda irreversível da visão e acontece quando há danos na comunicação entre o nervo óptico e o cérebro. De maneira gradual e imperceptível, começam a surgir "pontos cegos" que só serão percebidos depois de um dano considerável, quando todo o nervo é destruído.  

 

 "O problema é mais comum entre pessoas com mais de 40 anos, razão pela qual é nessa faixa etária que se recomenda a realização de exames oftalmológicos periódicos", diz o médico Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF).

 

Em nosso país, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há mais de 1,2 milhão de cegos – desses, 26 mil são crianças. O nível de desenvolvimento socioeconômico, segundo o CBO, está relacionado com as condições de saúde ocular e as causas estão intimamente relacionadas à ausência de prevenção.

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img