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sexta-feira, abril 26, 2024
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Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 15ª edição

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Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 15ª edição

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Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

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Tradicional feijoada

O prato será servido todos os sábados, das 12h às 16h, até o final do mês de agosto. Além dos aperitivos, como caldo e bolinhos de feijão, pinhão, pipoca, amendoim, as famosas batidas de coco e maracujá, entre outros, dos 15 acompanhamentos e os 23 tipos de sobremesa, este ano ainda tem novidade: o bufê contará ainda com postas de tainha frita.

A feijoada é servida em panelas de ferro, que mantém a temperatura aquecida por mais tempo. O prato principal e as sobremesas são assinadas pelas chefs Ivone Pereira e Kitty Assis e, para harmonizar, este ano o Hotel Maria do Mar preparou um combo de caipirinhas para degustação que vai deixar muita gente com água na boca. Serão quatro sabores: a tradicional de limão, morango, abacaxi com gengibre e tangerina com pitanga.
 
Agende-se

O quê: feijoada do Hotel Maria do Mar
Quando: todos os sábados a partir do dia 13 de maio até 26 de agosto
Onde: Hotel Maria do Mar, bairro João Paulo, Florianópolis
Horário: das 12h às 16h

Quanto: R$ 82 por pessoa (R$ 41 para crianças entre cinco e 12 anos) e crianças até cinco anos não pagam
Reservas: (48) 3215-6300

Apostas da coluna

. Toro, na avenida Beiramar Norte. Carne de extrema qualidade e a feijoada, que iniciou já brigando entre as melhores da cidade.

. Café Delícia, no Beiramar Shopping, tem o melhor empanado da região e as famosas empadinhas Jerke.

. Entre os hambúrgueres, o chef Fernando Giusti se destaca na região continental com o Boom Box Burguer. Fora de série.

 . O Noma Sushi, recém inaugurado na rua Rafael Bandeira,no Centro, é o novo sushi da cidade. Vale a pena conferir.

Especializado em fondue

Com inauguração prevista para o fim de maio, o Blackpot, nova opção gastronômica de Florianópolis, terá um charme peculiar: o endereço escolhido para abrigar o novo empreendimento com participação dos sócios do restaurante Indaiá, em Itapema, é um casarão histórico na rua Victor Konder. Tombado como patrimônio histórico em 1986, estima-se que o imóvel foi construído no início do século XX, entre os anos de 1915 e 1916, sendo uma residência particular até 1968.

O Blackpot terá como carro-chefe um vasto menu de fondues. Quem está à frente da operação são os sócios do Indaiá Restaurante, que há 10 anos vem contribuindo para a disseminação do fondue em Santa Catarina, e um grupo de investidores privados. A casa, prevista para inaugurar no final de maio, promete ser o mais novohotspot do centro, com carta de vinhos diferenciada com preços acessíveis e um cardápio jovem e informal.

OPINIÃO

Excelência em servir o cliente

Por Chico Honorato, empresário, proprietário da Bella Pizza

Com o término de mais uma temporada de verão, a qualidade do atendimento não apenas aos turistas mas todos freqüentadores de restaurantes e bares volta a ser discutida, já que corresponde a uma gorda fatia do turismo.

Por trás daquele estabelecimento com a fachada atrativa, que está sempre em ordem, limpo, com a cerveja gelada, a porção no capricho e onde o café é tirado no ponto, existe uma engrenagem funcionando a todo vapor. São garçons, cozinheiros, equipe de limpeza, fornecedores, responsáveis pelo caixa e seguranças trabalhando em sincronia, para que os pedidos sejam atendidos dentro do prazo esperado e os clientes saiam satisfeitos. E, por trás de todos, um bom gerente.

Pra assumir a gestão de um negócio em gastronomia, setor forte em Florianópolis e em todo o litoral, é necessário ter claro o tamanho do desafio que isso representa. Segundo o IBGE, quase metade das empresas que são abertas no Brasil fecha antes de completar três anos. Gerir um estabelecimento desses é um trabalho de extrema responsabilidade e exige que o profissional tenha um perfil muito versátil. Ter espírito de liderança, visão estratégica e logística e capacidade de agir em situações de stress, ser multitarefas e se relacionar bem com as pessoas – funcionários e clientes – são apenas algumas das características necessárias.

Um restaurante pode ser resumido como um “fábrica de gentileza”, empatia e satisfação. Os empresários sabem que a cara do seu negócio são os garçons. Exatamente por isso estimulam a qualidade do atendimento, promovendo treinamentos e promoções.

Mais que comer ou beber, quando um grupo de amigos resolve ir a um bar ou a um restaurante, o que eles realmente buscam é desfrutar de um momento prazeroso, pois cada cliente quer ser acolhido. Esta é a palavra.  

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