22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 53ª edição

spot_img

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 53ª edição

spot_imgspot_img

Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

Para ver as colunas anteriores, clique aqui.

Novidade cervejeira

O mercado cervejeiro em Florianópolis está sempre trazendo novidades. Prova disso é a cervejaria Beer and Pork, em Coqueiros, que mais uma vez traz um lançamento exclusivo: a partir deste sábado (19) a Medusa Affair estará disponível em uma de suas torneiras. A cerveja é resultado da criação colaborativa entre as cervejarias Bicudo Brewing e Infected Brewing – ambas de Santos (SP).

Medusa Affair é uma NEIPA (New England India Pale Ale), que traz uma lupulagem extrema. Em sua receita, a cerveja apresenta notas de goiaba, melão, frutas cítricas e Idaho, com um perfil de amargor bem prolongado e notas de Papaya, Damasco e Red Grapefruit. 

Em terras catarinenses a novidade só está engatada na torneira do Beer and Pork. No sábado a casa abre a partir das 17h. Mais informações: www.beerandpork.com.br

Expansão

Os apreciadores de cafés especiais já podem comemorar. A rede de cafeterias Café Cultura anuncia a abertura de três novas franquias em Florianópolis. A loja do Rio Tavares foi aberta na última segunda-feira, 14, a do Aeroporto inaugura na próxima semana (23) e a do centro está prevista para junho, elevando para seis o número de lojas na cidade e 11 em Santa Catarina.

As inaugurações fazem parte do projeto de expansão e vêm consolidar a marca que é referência no setor, com 14 anos de atuação.

As novas unidades replicarão em formato reduzido o modelo da loja conceito recém-inaugurada na Lagoa da Conceição. O carro-chefe continua sendo o café especial, exclusivo e de altíssimo nível, servido em dezenas de formas e métodos diferentes.        

“Nossa ideia é democratizar a cultura do café especial para todos os cantos da cidade, proporcionando experiências em bem-estar e encontro entre as pessoas”, afirma Carlos Zilli, sócio do Café Cultura e Diretor de Franquias da rede.

O cardápio – focado em sanduíches, doces e salgados – também segue o alto padrão de qualidade da rede, com produtos preparados com matérias-primas selecionadas, inclusive com opções mais saudáveis e para quem possui restrições alimentares.

As três novas unidades fazem parte do projeto de expansão da marca, que pretende chegar a 18 lojas até o final deste ano em Santa Catarina. Outras cidades catarinenses também estão no foco como Palhoça, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Garopaba e Lages. Há planos de expansão ainda para o Paraná e Rio Grande do Sul.

Clientes viram franqueados e investem na marca

A empresária Tânia Machado, frequentadora do Café Cultura há cerca de 10 anos, não hesitou em largar a carreira de jornalista quando surgiu a oportunidade de investir numa franquia da marca no primeiro shopping do Sul da Ilha. Desde o dia 14 de maio, a empresa reforça o mix do Multi Open Shopping, no Rio Tavares. “O Café Cultura é muito respeitado, consolidado e querido na cidade. Além disso, me conquistou o seu conceito, de vender muito mais do que café, e sim experiência e estilo de vida”, conta Tânia.

O Café Cultura também estará presente no Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, a partir de 23 de maio, sob a administração dos irmãos Luiz Henrique Provin e Fernanda Provin. Eles buscavam uma marca forte para empreender e decidiram apostar em cafés, uma paixão que Luiz cultiva há muitos anos. “Pesquisei várias empresas e acabei escolhendo o Café Cultura pois eu já era cliente há mais de cinco anos e conhecia a qualidade dos produtos, serviços e o ambiente bem planejado. Ou seja, tudo para dar certo”, afirma.

Os franqueados Gláucio Chagas Lima e a esposa Mariana Aveline Oliveira também mantêm uma relação antiga com a empresa, pois além de clientes desde a abertura em 2004, Gláucio atende a conta de publicidade há quatro anos. E na hora de empreender, o Café Cultura surgiu naturalmente como a melhor alternativa. “Faltava só achar o ponto certo e ele apareceu, no Largo Benjamin Constant, no Centro de Floripa, que acabou de ser revitalizado. A região já está recebendo vários negócios interessantes e vai se tornar o mais novo hotspot da cidade”, conta o empresário, que abrirá a nova unidade em junho.   

Cafés que amamos

Simples ou requintados, os cafés são espaços democráticos para confraternização e até fazer negócios. Selecionamos alguns da Granded Florianópolis você tem que conhecer:

. Trem Bão – Ribeirão da Ilha

. Hang Out- Santa Mônica

. Family Coffe- Santa Mônica 

. Café Delícia- térreo Beiramar Shopping

. Share Café- Centro

. Café Paris- alguns espalhados pela cidade

. Padaria Juliana- Campinas

Café da Praça- Santo Antônio de Lisboa

Café da Pedra- Pedra Branca

Arbo- Centro

Amoriko- Ribeirão da Ilha

Empório Mineiro- Lagoa 

Akitutues- Capoeiras

Café  São Jorge- Itacorubi e Centro

Tiramissu é sobremesa italiana feita com café

Doce leva ainda biscoito, cream cheese e creme de leite.

​ Ingredientes

3 gemas

9 colheres (sopa) de açúcar

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

½ xícara (chá) de cream cheese

3 colheres (sopa) de vinho tinto

3 claras

2 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de licor de café

½ xícara (chá) de café bem forte

½ xícara (chá) de água

3 colheres (sopa) de chocolate em pó chocolate em pó para polvilhar

biscoito champanhe

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata as gemas com o açúcar até que obtenha um creme esbranquiçado. Acrescente o creme de leite, o cream cheese e o vinho e bata até que fique homogêneo. Reserve. Bata as claras em neve com o açúcar. Despeje no creme e misture delicadamente. Reserve. Misture em uma tigela a água, o café, o licor e molhe os biscoitos nessa mistura. Parta cada biscoito em 3 partes e acomode-os no fundo de uma taça. Cubra com o creme reservado e polvilhe o chocolate em pó. Sirva gelado. 

Dica: para um café bem forte, utilize 3 colheres (sopa) cheias de pó de café para 1 ½ xícara (chá) de água.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img