27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 64ª edição

spot_img

Dicas de Gastronomia para o fim de semana em Florianópolis – 64ª edição

spot_imgspot_img

Está no ar mais uma edição da coluna que apresenta as melhores receitas e sugestões de gastronomia de Florianópolis.

Para enviar uma sugestão para o site mande e-mail para editor@deolhonailha.com.br .

Para ver as colunas anteriores, clique aqui.

Nova casa de chás

A partir do dia 29 de setembro os clientes da Palha Della Nonna irão conhecer a sua neta, a nova loja 1401 TEA.

A Nonna, que ensinou tudo a respeito de educação, cultura, tradição, culinária familiar e bom gosto percebeu que precisava dar mais espaço à sua filha e à sua neta, uma chocolatier e a outra sommelier de chá. Neste sábado (29), das 13h às 20 horas, ao som de blues e jazz, a 1401 Tea irá apresentar seu novo conceito, com o melhor da gastronomia, novas experiências, sensações, sabores, novo cardápio e espaço mais aconchegante. 

A 1401 é a extensão da Palha Della Nonna.

Para que a nova marca pudesse representar, também,  esse novo conceito,  foi pensado em um nome que tivesse a ver com o que a loja oferece aos seus clientes.

Todos os preparos são feitos de forma artesanal. Além dos produtos já conhecidos como a trufa – que é feita no método de temperagem e cristalização do chocolate em pedra – e do café – feito no método moído e filtrado na prensa francesa –, foram incluídos no cardápio novos sabores de coquetéis à base de chás, alcoólicos e não alcoólicos. Noventa por cento dos produtos da loja utilizam o chá, isso inclui os salgados e os doces.  Além disso, existe uma preocupação com a sustentabilidade. Muitos produtos são utilizados da própria horta. Todos os produtos, inclusive a manteiga, são feitos na loja, e as ervas  utilizadas para fazer chá são reutilizada na produção das geleias da casa.

Para Jacqueline Ferrari, a proprietária da loja, a ideia de usar a química não se limita apenas aos alimentos, pois para ela tudo está interligado, conectado, seja com o ambiente, com a natureza ao redor ou com as pessoas. “O objetivo é que as pessoas se sintam acolhidas, para comer, conversar e se sentir bem, como se estivessem em casa”. 

Restaurante Tomato Cucina & Vino conquista apreciadores da boa gastronomia italiana

Inaugurado em junho, no centrinho da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o restaurante Tomato Cucina & Vino vem conquistando paladares e já está sendo considerada uma das melhores casas de comida italiana da cidade – ajudando a qualificar o perfil gastronômico do bairro. Quem passa por ali é seduzido pelos melhores sabores e agraciado com o atendimento simpático do casal de empresários Luciana Melo e Joshua Stevens, que também comanda a rede de cafeteria Café Cultura.

Segundo eles a ideia foi fazer com que o Tomato se tornasse uma opção diferenciada na cidade, satisfazendo todos os sentidos de quem busca experiências que vão muito além de uma simples refeição.  “Fizemos tudo com muito carinho para que se tornasse um lugar gostoso, onde as pessoas se sintam bem e queiram voltar sempre”, explica Joshua. E a aposta vem dando tão certo que o restaurante já conquistou clientes fiéis, que fazem questão de retornar e indicam o local para parentes e amigos.

Toda a personalidade da casa pode ser conferida em uma diversidade de antepastos, saladas, pastas e massas, até opções com peixes, frutos do mar, carnes e sobremesas. E se não bastasse tanto sabor, o cliente também é surpreendido pela apresentação dos pratos, que chegam à mesa em frigideiras, que além de ajudarem a manter o alimento aquecido, dão aquele ar de comidinha feita em casa.

Tudo isto foi pensado a partir de memórias afetivas de infância de Joshua, que cresceu ao lado do avô italiano, tendo sempre a mesa farta, com a família reunida e suas tradições. Desta forma, o restaurante tem conseguido seguir a linha comfort food, que busca despertar emoções através do paladar, com pratos que remetem a momentos especiais vividos pelas pessoas.

Gnocchis são o carros-chefe  do restaurante

Entre os carros-chefes da casa – e que vêm arrancando elogios – estão os Gnocchis, que literalmente desmancham na boca. A utilização de pouquíssima farinha é que confere à massa esta leveza incomparável. Há opções como o Gnocchi de Mandioquinha com Queijo Gorgonzola e Molho Funghi e o Gnocchi de Batata ao Molho de Tomate Artesanal e Camarões Salteados.

Mas o campeão de pedidos é mesmo o Gnocchi di Formaggio e Entrecort, feito com batata e que leva Molho de Grana Padano, Entrecot Grelhado na Manteiga e Salsa da Carne. É possível também apreciar os pratos no dia 29 de cada mês, quando é promovido o tradicional Gnocchi da Fortuna, com direito a nota de dinheiro embaixo do prato.

O cardápio do Tomato Cucina & Vino é bastante democrático e traz opções até para quem gosta de frutos do mar. É o caso do irresistível Linguine di Mare, uma pasta negra preparada com molho do mar, camarões, lula, marisco e polvo. Já entre as entradas, a dica é provar a deliciosa Burrata e Pesce Crudo, que leva uma cremosa burrata à base de leite de búfala, acompanhada de peixe cru, pimenta, azeite, pesto, balsâmico e o toque especial: gomos de tangerina, que fornecem ao prato uma combinação de sabores única. Para completar, cesta de pães macios e quentes. Já quem prefere entradas à base de carne, a mais pedida é a Carne Cruda, que leva steak tartar da casa, além de pimenta biquinho, creme de mostarda em snackes de batata doce para acompanhar.

Para finalizar a experiência gastronômica, as sobremesas são outra agradável surpresa, com destaque para o Canolli de Ricotta, acompanhado de sorvete da casa e castanhas. E para harmonizar com pratos tão incríveis, a adega  disponibiliza mais de 50 rótulos brasileiros e importados da Itália, Portugal, Espanha e África do Sul.

SERVIÇO

Restaurante Tomato Cucina & Vino

Horário: de segunda a sábado, das 18h às 23h; e domingo das 12h às 16h

Endereço: Rua Manoel Severino de Oliveira, 680, Lagoa da Conceição

Contato: (48) 3771-2168

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO TOMATO CUCINA E VINO

Facebook –  https://www.facebook.com/tomatocucina/

Instagram – https://www.instagram.com/tomatocucina/

Mais de R$ 100 mil doados

A Usina do Hambúrguer, que tem unidades nos bairros Trindade e Rio Tavares, anuncia que desde 2016 já arrecadou mais de 100 mil reais para instituições que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social da Grande Florianópolis.

São ações sociais para idosos,crianças,  moradores de rua com doação de um real por hambúrguer vendido.

Duas dicas para você se deliciar no Usina e, ainda, ajudar: os hambúrgueres Vegano e Vegetariano agora contam com banana da terra assada no lugar do pão e hambúrguer do premiado chef Valter Herzmann (Masterchef), criado especialmente para a casa, entrou para o cardápio. Chama-se  "Estimado" e conta com cebola caramelizada, fraldinha e queijo brie.

usinadohamburguer.com.br

Beer Week

Neste fim de semana, do meio-dia às 21h, acontece a 4ª Beer Week Grande Floripa com as cervejarias Da Ilha, Unika, On Tap, Faixa Preta, Bayer, Cervejaria da Lagoa, Kairós, Sunset Brew, Liffey Brew Pub, Jester, Weinman e Armada apresentam mais de 100 rótulos na 4ª Beer Week Grande Floripa.

O evento tem local específico para que os clientes possam conversar com os cervejeiros no bolsão da Beira-Mar de São José.

Pet Friendly

O almoço Pet Friendly acontece no 300 Cosmo Beach Club manhã, dia 29, entre meio-dia e 18h. Além dos destaques no cardápio da casa, com sushis, sashimis, pratos Nikkei e frutos-do-mar, a tarde tem adição de charme com presença confirmada dos pop dogs Pink, Fanny e Jady.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img