23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Documentário Espírito de Porco em cartaz nesta semana

spot_img

Documentário Espírito de Porco em cartaz nesta semana

spot_imgspot_img

O documentário Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras, entra em cartaz na quinta-feira, dia 22, às 19 horas na Fundação Cultural Badesc. Estão previstas mais duas sessões: na sexta, dia 23, também às 19 horas, e no sábado, 24, às 17 horas.

Escolhido como o Melhor Filme da 1ª Mostra Internacional de Cinema pelos Direitos dos Animais, no final de agosto em Curitiba, Espírito de Porco é uma narrativa crítica sobre o tratamento dispensado aos porcos na suinocultura industrial e sobre a poluição causada pela atividade.

Realizado com um prêmo de R$ 60 mil do edital Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura, o documentário é conduzido pela voz de um porco.Grande parte das cenas foi realizada em Seara, município do Oeste de Santa Catarina, onde está uma das maiores concentrações de suínos do planeta. A produção contou com a ajuda da população e da prefeitura do município, que agora se empenha em discutir o assunto com a comunidade, já que houve prosperidade, mas também graves desequilíbrios ambientais, como a poluição dos rios.

Os diretores pretendem estimular o debate em escolas, universidades e centros de pesquisa, bem como exibir o filme na TV. Na quinta-feira, na Fundação Badesc, ocorre também o lançamento do DVD. A capa foi feita com plástico reciclado.

A proposta de sustentabilidade também foi agregada ao lançamento na Fundação Badesc. Conduzida por Mariana Coelho, estudante de cinema da UFSC, a campanha é toda virtual. Mariana criou o blog www.faganello.com/espiritodeporco, onde é possível encontrar textos sobre a produção do documentário, experiência da equipe, e uma crônica de Flávio José Cardozo que reverencia o porco.

Para reservar o ingresso gratuitamente é necessário enviar um e-mail para espiritodeporcofilme@gmail.com e aguardar mensagem de confirmação com um ingresso virtual. Não é necessário imprimir o bilhete, pois o nome dos espectadores vai constar de uma lista na entrada da sala de cinema.

Nascido em Seara, Chico Faganello conhece a suinocultura desde criança. O cineasta espera contribuir para uma reflexão madura sobre o tema: “O porco do filme não pede que as pessoas vejam as coisas como ele vê, apenas quer que o seu ponto de vista seja respeitado”, diz Chico, “Às vezes tentamos um tom de comédia, porque tanto humanos como porcos são bichos engraçados”.

Dauro Veras, jornalista e roteirista, em sua primeira experiência de direção, lembra que a cadeia de responsabilidades na atividade produtiva gera consequências: “O consumidor também faz parte da história, mesmo que não tenha consciência de seu papel e da sua força”.

O QUÊ: Lançamento do documentário Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras.

QUANDO: Dias 22 e 23, quinta e sexta, às 19 horas, e dia 24, sábado, às 17 horas.

ONDE: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, tel.: (48) 3224-8846.

QUANTO: Entrada gratuita. É necessário enviar o nome completo e indicar a sessão de interesse para o e-mail: espiritodeporcofilme@gmail.com.

FICHA TÉCNICA

Espírito de Porco
[documentário, 52 min, HD, 2009]

Direção: Chico Faganello, Dauro Veras
Produção Executiva: Chico Faganello, Lícia Brancher
Roteiro: Chico Faganello, Dauro Veras, Eliane Faganello de Som
Pesquisa: Chico Faganello, Dauro Veras, Eliane Faganello de Som, Lícia Brancher
Fotografia e Câmera: Chico Faganello
Assistentes de Fotografia: Vinícius Lopes Muniz, Ivan Lohmann Soares, Tcharles Barbosa
Produção de Campo: Cássio Benatti, Ramirez Tapia
Edição: Cíntia Domit Bittar, Chico Faganello
Narração: Renato Turnes
Trilha Sonora: Chico Faganello
Produção Musical: Lícia Brancher
Pós Produção Som: Jorge Gómez – Studio 33; Douglas Narciso e Mateus Mira Bittencourt – Onda Sonora;
Ilustração: Leandro Lopes
Design Gráfico: Vanessa Schultz e João Zanatta
Tradução: Regiane Capalbo; Jeffrey Hoff
Colorista: Lucas Barros

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img